terça-feira, 5 de maio de 2015

Fetarn participa de Encontro Regional sobre Reforma Agrária e Crédito Fundiário no Ceará

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte -FETARN está participando desde ontem (4), através do Diretor de Agrária, José Ferreira, e do assessor técnico Obdon Fernandes, do Encontro Regional Nordeste – Reforma Agrária e Crédito Fundiário, realizado no Hotel Romanos no município de Messejana, no Ceará.
O evento que termina no final da tarde de hoje (5) é promovido pela Contag, como parte das estratégias previstas no convênio firmado com o MDA. O encontro reúne cerca de 200 participantes entre presidentes, diretores de agrária e lideranças sindicais das nove federações dos estados do Nordeste, agentes financeiros (entre eles o Banco do Nordeste), além de representantes das Unidades Técnicas Estaduais e agricultores beneficiados pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário.
Um dos principais temas em discussão é a ampliação do acesso pelos agricultores familiares à linha Combate à Pobreza Rural (CPR) do PNCF, importante instrumento de aquisição de terra para os trabalhadores rurais nordestinos, inscritos no CadÚnico. Além de possibilitar o acesso à terra, a linha prevê recursos, não reembolsáveis, para infraestrutura básica (água, luz, cercas) e produtiva (compra de sementes, insumos, animais).
No final da tarde de ontem foram apresentadas experiências bem sucedidas de atividades desenvolvidas pelos agricultores e agricultoras  nos imóveis adquiridos pelo Programa no Nordeste. O Rio Grande do Norte foi representado pela beneficiária Maria da Conceição Ferreira de Melo da Associação da Agricultura Familiar de Caenga no município de Grossos que apresentou um projeto de complementação de renda familiar calcado no artesanato de biscuit.
 
PNCF
 
O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com uma pequena área para plantio possam comprar imóveis rurais por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura e acesso a assistência técnica e extensão rural.
Os interessados que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - Fetarn ou no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município.
 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário