quarta-feira, 29 de abril de 2015

FETARN entrega pauta do Grito da Terra ao Governo do Estado

Na manhã de hoje (10), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, Manoel Cândido da Costa realizou a entrega oficial da pauta do Grito da Terra 2015 para o governador Robinson de Faria, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo.
O evento contou com a participação do Secretário de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, do Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Canindé de França, do Secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, José Mairton e da Secretária da Juventude, Maria Divaneide Basílio, além de diretores e assessores da FETARN e representantes de nove pólos sindicais do Estado.
Na oportunidade, o assessor da presidência da FETARN, Gilberto Silva, apresentou aos presentes os principais pontos da pauta da 17ª edição do Grito da Terra Rio Grande do Norte que será realizado no próximo dia 20 de maio com a participação de aproximadamente 2 mil agricultores e agricultoras familiares, trabalhadores e trabalhadoras rurais, no Centro Administrativo.
“A entrega antecipada da pauta é uma forma do governador, juntamente com as secretarias envolvidas analisar as principais demandas do meio rural para dar respostas as necessidades dos homens e mulheres do campo”, afirmou o presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa.
O Secretário de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, reforçou a importância do evento e das reivindicações contidas no documento entregue ao governador. “O Grito da Terra é um evento que ocorre nacionalmente e em todos os estados brasileiros. A pauta reúne importantes reivindicações do meio rural com demandas hídricas, de educação, saúde, segurança, desenvolvimento rural, entre outros aspectos, centrados na agricultura familiar”, disse.
Entre os principais pontos da pauta estão ações emergenciais como a reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o semiárido; abastecimento de água para municípios em estado de emergência, implementação do fundo de convivência com o semiárido, construção de 8 mil cisternas de placas e 6 mil do tipo calçadão, perfuração, instalação ou recuperação de 300 poços tubulares e atendimento de 75 mil cotas do Programa Garantia Safra.
O documento solicita ainda a garantia da conclusão e do funcionamento da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, recuperação de estradas imprescindíveis para o escoamento da produção, isenção fiscal de ICMS para insumos agrícolas e ração animal para os pequenos agricultores, reestruturação da assistência técnica e contratação por meio de concursos públicos de novos profissionais, regularização fundiária de 13 municípios das regiões do Mato Grande e Alto Oeste, ratificação dos títulos de propriedades da Serra de Santana, além de ações relacionadas à habitação rural, jovens e mulheres, segurança, recuperação e construção de escolas no campo, creches e centros de inclusão digital.    

O Governador Robinson de Faria se comprometeu a comparecer às 11h, no dia 20 de maio a mobilização do 17º Grito da Terra Rio Grande do Norte com respostas as reinvindicações. “Hoje estou recebendo as proposições e assumo o compromisso de respondê-las no dia 20. Muitas das solicitações da pauta já estão em andamento. Infelizmente os recursos são escassos e recebemos uma herança difícil do governo anterior, mas reafirmo o compromisso do meu governo com o meio rural”, concluiu.    


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário