quinta-feira, 23 de abril de 2015

Fetarn participa de oficina do Programa Nacional de Crédito Fundiário



A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte -FETARN está participando desde ontem (22) da oficina para a elaboração do Planejamento Operativo Anual do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) para o período de 2015 e 2016.
O encontro que está sendo realizado no Centro de Treinamento João Paulo II, em Ponta Negra, termina no início da tarde de hoje (23). Coordenado pela Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária – SEARA, o evento reuniu representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de vinte municípios com destaque na execução do Programa, instituições de Assistência Técnica e Extensão Rural, agentes financeiros (Banco do Nordeste e Banco do Brasil), além de técnicos da Unidade Técnica Estadual e agricultores beneficiados pelo PNCF.
O objetivo da oficina é definir as atribuições e responsabilidades das entidades parceiras, estabelecendo estratégias para ampliação e aprimoramento do Programa no Estado. Após a consolidação das propostas levantadas durante a oficina, será elaborado um Plano Operativo Anual a ser encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
A oficina acontece anualmente e serve para avaliação do ano anterior, além da elaboração de ações para o ano seguinte. Representa o momento de buscar melhorias, identificar públicos e regiões prioritárias, propor ações de capacitação e o maior engajamento das entidades parceiras para que seja possível beneficiar cada vez mais as famílias que precisam e podem ser contempladas pelo PNCF.
“O Rio Grande do Norte já foi referência em termos de qualidade do programa, e é necessário retomar essa condição para aumentar o número de contratações”, afirmou Obdon Fernandes, assessor da Fetarn.

PNCF
O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com uma pequena área para plantio possam comprar imóveis rurais por meio de financiamento. O recurso também é usado para investimentos em infraestrutura e acesso a assistência técnica e extensão rural.
Os interessados que atendam às prerrogativas do Crédito Fundiário podem buscar orientações junto a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - Fetarn ou no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do seu município.








Nenhum comentário:

Postar um comentário