quarta-feira, 25 de março de 2015

Grito da Terra RN e criação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar foram destaques na reunião do Conselho Deliberativo da Fetarn


Durante todo o dia de hoje (25), cerca de 200 representantes dos sindicatos municipais de trabalhadores e trabalhadoras rurais; diretores e assessores da Fetarn; autoridades, entre elas, os secretários de Estado de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa e de Esporte e Lazer, George Câmara; o Diretor de Finanças e Administração  da Contag, Aristides Veras e os deputados estaduais, Fernando Mineiro e Souza, participaram da reunião do Conselho Deliberativo da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – Fetarn, na sede da entidade na Cidade Alta. Dentro da programação, dois assuntos tiveram destaque – A edição estadual do Grito da Terra e a criação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar.

A assessora da Fetarn, Silvana Fernandes, apresentou a pauta do Grito da Terra para os presentes e incorporou ao documento que será entregue no mês de abril ao Governo do Estado, diversas sugestões dos representantes dos sindicatos.

O Grito da Terra será realizado no dia 20 de maio e deverá ter a participação de aproximadamente 2 mil pessoas entre trabalhadores rurais e agricultores familiares. Entre os destaques da pauta, ações emergenciais de convivência com a seca, ampliação das cotas do Programa Garantia Safra, conclusão imediata e funcionamento da Central de Comercialização dos Produtos da Agricultura Familiar, habitação rural, segurança, educação no campo e políticas públicas voltadas para jovens, mulheres e terceira idade rural.         

Já a criação da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar foi debatida com os deputados estaduais que se comprometeram a apoiar a iniciativa. “É preciso estimular a produção e criar meios para que o pequeno produtor possa comercializar os seus produtos”, afirmou Mineiro.     
Durante o evento, que acontece até amanhã (26), também foi apresentado o balanço patrimonial da Fetarn e uma análise da atual conjuntura nacional e estadual (política e econômica), apresentada pelo secretário George Câmara. Na oportunidade também foram debatidos dois importantes eventos que irão ocorrer este ano – o Festival de Juventude Rural e a Marcha das Margaridas.  







Nenhum comentário:

Postar um comentário