sábado, 28 de março de 2020

FETARN lança aos governos e a sociedade norte rio-riograndense o DOCUMENTO: OS DESAFIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19)

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, lançou essa semana o documento OS DESAFIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR FRENTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS (COVID-19). O documento reúne toda preocupação em relação aos cuidados recomendados pelos especialistas frente a pandemia do Coronavírus, ressaltando a importância do já vem sendo recomendado, mas também elenca umas série de novas propostas relacionadas especificamente aos agricultores familiares e a questão da segurança alimentar e nutricional dos próprios agricultores familiares e toda população em vulnerabilidade social.

Além de reforçar o que já vem sendo realizado pelo governo do estado a FETARN também sugere que o Plano Estadual de Contingência possa dar a imediata resposta às emergências em saúde pública em relação ao Covid-19, garantido sua abrangência para a População Rural do RN, com liberação de verbas para todas as ações necessárias às Secretarias de Saúde. Reforça ainda que o Governo do Estado possa apoiar os Municípios para equipar e melhorar o funcionamento de Unidades Básicas de Saúde na Área Rural, para atendimento prioritário aos idosos/as rurais, garantindo seu pleno funcionamento, evitando o deslocamento dessas pessoas até as cidades.

E que tanto o governo do estado quantos as prefeituras possam distribuir de forma gratuita para aos idosos e idosas das comunidades rurais e tradicionais, kit’s de prevenção (álcool 70% e máscaras descartáveis).

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

A FETARN também sugere que de forma segura e obedecendo todos os cuidados recomendados pelas autoridades em saúde o governo viabilize de forma emergencial o PECAFES - Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária. E que em caráter emergencial também crie um programa estadual aos moldes do Programa Compra Direta – modalidade doação simultânea, para compras de produtos da agricultura familiar (feijão, arroz, bolos, biscoitos, bolachas, leite, queijo e outros), e a devida distribuição direta para as famílias em vulnerabilidade social.

O Documento também recomenda de forma SEGURA, que os Governos estadual e municipais garantam, o funcionamento do pequeno comércio local, visando a continuidade do abastecimento de produtos, de modo a garantir a sobrevivência desse setor e que outros setores da sociedade possam garantir uma alimentação saudável.

Para ter acesso ao documento na integra clica AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário