domingo, 22 de setembro de 2019

FETARN acompanha reunião da ASA Potiguar com parlamentares na Assembleia Legislativa

Reunião apresentou pauta unificada dos movimentos que compõe a ASA Potiguar

Na tarde da última quinta feira, dia 19 de setembro de 2019, na sala de reuniões das lideranças, na Assembleia Legislativa do RN, a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, através de seu Secretário de Política Agrícola, Jocelino Dantas participou de reunião da Articulação do Semiárido no Estado do Rio Grande do Norte (ASA Potiguar) com os deputados estaduais Francisco do PT, Isolda Dantas e com Sandro Pimentel, A reunião teve o objetivo de apresenta pauta unificada da ASA aos parlamentares e pedir apoio dentro da casa para inclusão do Plano Prurianual (PPA) encaminhado pelo governo.

A pauta apresenta vários pontos em áreas e ações de convivência com o Semiárido Potiguar. Segundo informações do coordenador estadual da ASA, Marcirio Lemos o RN tem 95 por cento de seu território no semiárido e segundo o mesmo o governo e as representações precisam ter um olhar especial para as políticas de convivência com o semiárido, sobre tudo o financiamento de tecnologias sociais como cisternas para aguá de beber e para produção. Já o Secretário de Política Agrícola da FETARN, Jocelino Dantas ressaltou que a pauta é um resumo de várias propostas já apresentadas ao governo do estado do RN através dos movimentos, por exemplo, a Plantaforma da Agricultura Familiar apresentada pela FETARN ainda quando a governadora era candidata.

Segundo ainda Jocelino o documento apresenta propostas em várias áreas que envolve todo semiárido de forma transversal como saúde, educação do campo, segurança, politica agrícola e reforma agrária, terceira idade, juventude e mulheres. "Aqui para esse momento a ASA apresenta um resumo desse documento somados a outros elaborados e apresentados por outras organizações que compõe a ASA Potiguar, esperamos que possa ser mais um reforço na luta", afirma jocelino Dantas.

O deputado Sandro Pimentel (PSOL), parabenizou a iniciativa e se colocou a disposição para apoiar as propostas. A deputada Isolda também presente no momento colocou o mandato a disposição destacando que além das propostas de convivência com o semiárido destacou na pautas as propostas sobre educação do Campo e sugeriu que a ASA sente com o Secretário Estadual de Educação para dialogar.

O mandato do deputado Francisco foi representado pelo seu chefe de Gabinete, Olavo Ataíde, onde n momento também colocou o mandato a disposição e justificou a não participação do deputado tendo em vista a uma agenda na região do Seridó.




Nenhum comentário:

Postar um comentário