terça-feira, 29 de março de 2016

Primeiro dia de reunião do Conselho Deliberativo da Fetarn é marcado por amplo debate sobre o atual cenário político e econômico do Brasil ‏

Durante todo o dia de hoje (29), representantes de aproximadamente 150 sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares, além de autoridades como o secretario de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, o deputado estadual, Fernando Mineiro e o vereador George Câmara participaram dos debates realizados no primeiro dia do Conselho Deliberativo da Fetarn, realizado no auditório da entidade, na Cidade Alta.
“É necessário dialogarmos sobre o que vem acontecendo no Brasil e ter ciência da importância desse debate. Que as discussões de hoje nos fortaleçam e nos impulsionem na luta por nossos direitos”, afirmou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, na abertura do evento, que teve como primeiro tema a conjuntura atual do país, com uma apresentação do vereador George Câmara.

De acordo com o vereador, a falta de unidade política maximiza a crise econômica tornando ainda mais difícil a situação do país. “Precisamos defender a democracia e os direitos sociais. Essa batalha entre a elite e o povo tem estagnado o Brasil”, afirmou.

Na sequência, o diretor da Contag, Aristides Veras fez uma apresentação sobre a expectativa em relação às eleições municipais, com base no atual cenário vivido no país e mais especificamente no Rio Grande do Norte.

“As eleições em 2016 não terão o financiamento do setor privado, o que para os movimentos sociais é uma boa notícia. Por outro lado precisaremos, mais do que nunca, valorizar os candidatos da nossa base. Não temos como prever o cenário do país em outubro, mas é preciso ter coragem, transparência e principalmente capacitar nossos representantes”, orientou o diretor da Contag. 
 
A tarde foi apresentado um painel sobre o Plano Sustentar do Sistema Contag, seguido de debate sobre a mobilização dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte para participação nas ações de massa que ocorrerão ainda em 2016 - Grito da Terra, Marcha pela Reforma Agrária e Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade.
O último debate da tarde foi sobre o posicionamento dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte sobre a Reforma da Previdência Social, que prevê a retirada ou restrições de direitos dos Segurados Especiais. “O homem e a mulher do campo não podem perder o que conquistaram ao longo dos anos. Não aceitaremos o retrocesso de direitos”, afirmou Manoel Cândido.

 
Evento terá continuidade amanhã

Amanhã (30) pela manhã ocorrerá a apresentação e votação do balanço financeiro de 2015 da entidade e a entrega do relatório das atividades realizadas, além da apresentação e discussão sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR e sobre Representação e Representatividade – Panorama sobre a Confederação, Federações e Sindicatos de Assalariados e Assalariadas Rurais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário