Prezados Companheiros e Companheiras do nosso querido Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Norte.
A pedido da Diretoria da FETARN segue abaixo um compêndio com as principais respostas do Governo do RN em relação a nossa pauta do Grito da Terra Rio Grande do Norte.
Lembramos a todos e todas que as reuniões de negociação com as Secretarias de Governo continuam acontecendo, inclusive estamos agendando para o próximo dia 10 de junho de 2015.
Gilberto Silva
Assessor FETARN.
GRITO DA TERRA 
RIO GRANDE DO NORTE
2015
PRINCIPAIS RESPOSTAS 
DO GOVERNO DO ESTADO
A PAUTA DE
REIVINDICAÇÕES
NATAL-RN – 23/05/2015
Prezados Companheiros e
Companheiras,
Passada a primeira fase
de intensa mobilização e negociação do nosso Movimento Sindical de
Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Rio Grande do Norte, onde buscamos
dialogar previamente, em todos os Polos Sindicais, inclusive no nosso Conselho
Deliberativo, para organizar a nossa pauta e desencadear os processos de
negociação aqui na Capital do Estado junto as entidades Federais e o Estado
através das suas Secretarias de Governo, queremos dizer que mesmo de forma
ainda reduzida, os primeiros resultados já começaram a ser compromissados pelo
Governador Robinson Faria.
Inicialmente queremos
fazer um registro de que nos últimos anos as nossas negociações vinham sendo
resumidas a quatro ou cinco secretarias de Governo, tendo em vista a
dificuldade de relacionamento dos gestores com a classe trabalhadora rural. 
Em 2015, tivemos um
incremento interessante, fruto da nossa ideia de entregar um Plano de Ação para
o Meio Rural ainda na fase de candidaturas ao Governo, que nos proporcionou ser
recebidos em audiência com o novo Governador eleito pelo menos 03 (três) vezes
nos primeiros 100 (cem) dias de trabalho, que inclusive, durante esse período,
tivemos um maior direcionamento de diálogo com praticamente todas as
Secretarias envolvidas mais diretamente com o campo num curto espaço de tempo.
Em poucos dias a FETARN
conseguiu agilizar diversas audiências de apresentação e negociação de pontos
de pauta junto as seguintes secretarias: 
·        
Gabinete Civil do Governo do Estado,
através da Secretária Tatiana Mendes Cunha;
·        
SEARA – Secretaria de Estado
da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, junto ao Secretário Raimundo da Costa
Sobrinho que contribuiu conosco no sentido de agilizar as demais audiências;
·        
SAPE – Secretaria de Estado,
da Pecuária e da Pesca através do Secretário Haroldo Abuana;
·        SEEC – Secretária de Estado,
da Educação e da Cultura, através do Secretário Francisco das Chagas Fernandes;
·        
SIN – Secretaria de Estado da
Infraestrutura através do Secretário Jáder Torres;
·        
SESAP – Secretaria de Estado da
Saúde Pública, através do Senhor Secretário José Ricardo Lagreca;
·       SESED – Secretaria de Estado, da
Segurança Pública e Defesa Social, através da Secretária Senhora Kalina Leite
Gonçalves;
·        
SEEL – Secretaria de Estado do
Esporte e do Lazer, através do Secretário Senhor George Câmara;
·        
SEMARH – Secretaria de Estado, do
Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, através do Secretário Senhor José
Mairton França;
·   SEPLAN – Secretaria de Estado, do
Planejamento e das Finanças, através do Secretário Senhor Gustavo Maurício
Filgueiras Nogueira;
·   SETHAS – Secretaria de Estado, do
Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, através da representação da
Secretária Senhora Julianne Dantas Faria;
·        
SPM – Secretaria de Políticas
Públicas para as Mulheres, através da Secretária Senhora Maria Teresa Freire da
Costa;
·    SEJUV – Secretaria
Extraordinária de Juventude, através da Secretária Senhora Maria Divaneide
Basílio;
·    EMPARN – Empresa de Pesquisa
Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte, através do Diretor de Pesquisa
Senhor José Simplício de Holanda;
·      EMATER – Instituto de Assistência
Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte, através do Diretor Geral
Senhor Cesar Oliveira.
·        
IGARN – Instituto de Gestão das
Águas, através do Diretor Geral Senhor Josivan Cardoso Moreno;
·    ITEP – Instituto
Técnico-Científico de Polícia, através do Diretor Geral Senhor Odair de Souza Júnior.
Conforme observamos, a
FETARN em pouco espaço de tempo, conseguiu mobilizar e discutir todos pontos
constantes na pauta do Grito da Terra Rio Grande do Norte, junto aos principais
gestores do Governo do Estado, de maneira em que, no dia 20 de maio de 2015,
dia do nosso “ATO REIVINDICATÓRIO”
tivemos o recebimento do conjunto de respostas vindas das mãos do Governador
Robinson Faria, as quais passaremos a elencar abaixo, defendendo inclusive que
sejam agilizadas num curto espaço de tempo.
| 
PONTO REIVINDICATÓRIO | 
RESPOSTA | 
| 
Abastecimento de água através do Convênio do Governo do Estado
  com Governo Federal, via Carros Pipa, nos 153 municípios, mediante a
  necessidade de água potável para consumo humano, com a disponibilização de
  765 carros pipas.  | 
Diversos
  munícipios já estão sendo atendidos em sua zona rural. A Secretaria do Meio
  Ambiente e dos Recursos Hídricos, por meio do Ofício nº 114/2015, solicitou
  que também fossem incluídos outros municípios da zona urbana na Operação
  Carro Pipa (OCP). Os números de Carros Pipas, a disposição para os municípios
  com decreto de Emergência, são de domínio do Exército Brasileiro.  | 
| 
Construção de 8.000 (oito mil) Cisternas de Placas (1ª água) através
  dos Convênios do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social
  - MDS, Ministério da Integração – MI, Fundação Banco do Brasil – FBB e
  FUNASA, cujo direcionamento deverá atender prioritariamente aos municípios
  com decreto de situação de emergência.  | 
SEMARH
  - Com relação as Cisternas de
  Placas, até o momento, de acordo com o Contrato nº 017/2012 do Convênio
  TC-PAC – 0715/FUNASA, para este ano, está prevista a execução de
  aproximadamente 160 (cento e sessenta) cisternas, distribuídas por cinco
  municípios, como apresentado em memória de cálculo e cronograma de execução.  
SETHAS
  - Em atenção ao pleito da FETARN no
  que concerne a construção de cisternas para atender as famílias que habitam a
  zona rural, nos municípios donde se encontram em situação emergencial, nos
  termos do Decreto estadual, informamos que é de interesse do Governo do
  Estado, através da Secretária de Estado Trabalho Habitação e Assistência
  Social- SETHAS em atender aquelas famílias que estão em situação de risco
  hídrico, tendo em vista a estiagem que assola o nosso semi- árido.  
Para
  tanto, se faz necessário a readequação do programa de cisternas, afeta a esta
  Secretária de Estado, tendo em vista que no presente momento existem algumas
  dificuldades de ordem técnicas e operacionais, uma vez que a empresa que
  adjudicou, em processo licitatório, 52% da construção das cisternas fora
  descredenciada pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS. Nestes
  termos, esta Secretária de Estado espera o posicionamento do Ministério do
  Desenvolvimento Social – MDS acerca da nova contratação dos 52% das cisternas
  remanescente da empresa descredenciada.  | 
| 
Construção de 6.000 (seis mil) Cisternas tipo Calçadão (2ª água) através
  dos Convênios do Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social
  - MDS, Ministério da Integração – MI, Fundação Banco do Brasil – FBB e
  FUNASA, cujo direcionamento deverá atender prioritariamente aos municípios
  com decreto de situação de emergência.  | |
| 
Perfuração e Instalação ou Recuperação com Instalação de 300
  (trezentos) Poços Tubulares nos 153 municípios com decreto de situação
  de emergência no Estado com atendimento prioritário para as comunidades
  rurais indicadas pelos Sindicatos filiados à FETARN, conforme lista em anexo.
   | 
Sobre
  a Perfuração e Instalação ou Recuperação de poços tubulares, existem dois
  processos administrativos abertos pela Coordenadoria de Hidrogeologia da
  SEMARH. O 6776/2015-7, que trata da dispensa de licitação para Recuperação de
  100 sistemas de abastecimento de água e o 71111/2015-1, que trata de
  dispensa de licitação para a instalação de 46 poços.  | 
| 
Prevendo a safra do ano de 2015, assegurar recursos em
  orçamento com disponibilidade financeira para atender 75 mil cotas do
  Programa Garantia Safra, em parceria com Governo Federal, municípios e
  agricultores familiares, atendendo de forma satisfatórias as duas regiões
  específicas do Estado. | 
O Governo assume o compromisso de
  pagar em tempo hábil o aporte relativo a contrapartida do Garantia Safra.  | 
| 
Conclusão das indenizações das famílias que estão sendo
  desapropriadas ou afetadas pelas águas da Barragem de Oiticica, bem como,
  início da construção e estruturação da Nova Barra de Santana no Alto do
  Paiol.  | 
O Governo afirma que: 
·        
  Já foi efetuado o depósito judicial para o
  pagamento de 105 (cento e cinco) processos;  
·        
  Que 199 (cento e noventa e nove) processos já
  possuem as avaliações dos imóveis realizadas; 
·        
   Que 141
  (cento e quarenta e um) processos já foram judicializados; 
·        
   No que
  diz respeito ao início da construção e estruturação da Nova Barra de Santana
  no Alto do Paiol, foi informado que estão sendo realizados estudos técnicos
  imprescindíveis ao início das licitações necessárias à construção em enfoque.
   | 
| 
Que o Governo do Estado
  determine a finalização dos estudos de viabilidade e início da construção de
  novas barragens  | 
Sobre a construção das barragens,
  encontra-se em processo de licitação a Barragem Umarizeira, no município de
  Umarizal, que está inserido no Polígono das Secas. Esta teve seus estudos de
  viabilidade concluídos, como apresentado em Nota Técnica.  
As demais barragens competem a outros órgãos e
  instituições.  | 
| 
Garantir a conclusão e
  funcionamento imediato da Central de Comercialização dos Produtos da
  Agricultura Familiar, possibilitando o aporte de recursos financeiros e
  físicos iniciais para os serviços básicos operacionais de funcionamento (limpeza,
  vigilância, água, energia, telefone, internet etc.).  | 
O
  Governo do Estado assume o compromisso de concluir as obras da Central de
  comercialização da agricultura familiar, bem como, o processo de aquisição
  dos equipamentos com recursos disponível do convenio com o MDA, até dezembro
  de 2015, ficando assim, apta para iniciar a funcionalidade.  | 
| 
Criação de um programa
  Estadual de recuperação da fruticultura de sequeiro na Agricultura Familiar
  do Estado, buscando meios para recuperação das culturas do cajueiro, pinha,
  manga, graviola, etc. O referido programa deverá atender a capacitação e a
  recuperação dos pomares existentes através dos manejos de adubação, poda,
  enxertia, etc.  | 
A
  SAPE, EMATERN e EMPARN vão concluir a elaboração da proposta de apoiar a
  recuperação da cajucultura do Estado, que já vem sendo discutido nos
  principais polos de produção: Serra do Mel, Serra de Santana, A proposta
  concluída deve ser submetida ao CEDRUS. No último dia 13/05, a
  EMATER/SAPE/SEARA/EMPARN, e parceiros, inclusive a FETARN, SEBRAE, realizaram
  na Serra do Mel, um Seminário para discutir o processo de revitalização da
  cajucultura. | 
| 
Garantir a adesão e
  operacionalização do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA)
  por parte do Governo do Estado.  | 
O
  Estado já solicitou a ADESÃO ao Ministério da Agricultura, Pecuária e
  Abastecimento - MAPA, está aguardando a regulamentação para dar procedimento
  de efetivação da adesão ao SUASA. (Sistema Unificado de Atenção a Sanidade
  Agropecuária).  | 
| 
Agilizar a construção e
  recuperação das estradas estratégicas para o processo de produção da
  agricultura familiar:  | 
Quanto
  as estradas elencadas informamos que:  
a)
  Estrada de São Tomé/Cerro Corá, será executada com recursos do PROINVEST,
  ainda neste exercício, com o término programado para dezembro;  
b)
  Estrada que liga o município de Serra do Mel a Carnaubais será executada com
  recursos do RN SUSTENTÁVEL;  
c)
  Estrada que liga Mossoró, Alagoinha e Coqueiros, está prevista com recursos
  do PROINVEST II (empréstimo de 850 milhões).  
As
  demais estradas, estão sem previsão de execução por falta de dotação
  orçamentária.  | 
| 
O zoneamento agrícola é de
  fundamental importância para o planejamento da agropecuária do Estado. No
  entanto, as informações atualmente disponíveis estão numa escala inapropriada
  para a análise requerida para determinar a aptidão agrícola de culturas
  específicas, tal como é requerido pelos órgãos executores dessas políticas,
  notadamente o crédito e o seguro rural. Assim sendo, torna-se necessário que
  o governo do Estado, articule junto ao MAPA e EMBRAPA, medidas urgentes no
  sentido de atualizar o zoneamento agrícola do RN, definindo nova escala
  ampliada de 1:100 mil para identificação de zonas produtivas específicas.  | 
A
  SAPE/EMPARN, articulará junto ao MAPA e EMBRAPA, medidas urgentes no sentido
  de atualizar o zoneamento agrícola do RN, definindo nova escala ampliada de
  1:100 mil para identificação de zonas produtivas específicas.  | 
| 
Reativação, com a
  participação do movimento sindical, do Programa do Leite (Programa Estadual e
  Programa Federal – PAA Leite) de modo a aperfeiçoar o modelo de gestão,
  restaurando a Rede de Controle Social do PAA - Leite e a atualização dos
  preços praticados atualmente.  | 
Existe
  uma proposta em construção que será submetida apreciação do CEDRUS para
  devida apreciação e homologação pelo Governo.  | 
| 
Criar a Lei Estadual de
  Assistência e Extensão Rural em conformidade com a PNATER.  | 
Compromisso
  de criar uma comissão formada com FETARN e EMATER, SEARA para ELABORAR UM
  MINUTA da Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural a ser submetido ao
  CEDRUS e em seguida tomar as providências necessárias para efetivar a Lei.
  Responsável SAPE/EMATER.  | 
| 
Reestruturar os serviços de
  Assistência Técnica e Extensão Rural, garantindo o assessoramento técnico e
  multidisciplinar às famílias do Campo.  | 
Compromisso
  da SAPE, articular a criação de um grupo de trabalho com a participação
  dessas instituições para se discutir a viabilidade de se elaborar um plano
  integrado de ATER, tendo como objetivo a INTEGRAÇÃO DE ATER e a formalização
  da ANATER.  | 
| 
Estruturar e fortalecer a
  SEARA para assegurar a celeridade nos processos de aquisição de terras e
  acompanhamento das áreas já adquiridas.  | 
Retomamos
  as atividades do Convênio com a SRA/MDA, onde para atender de forma
  qualificada os trabalhadores beneficiados e/ou aqueles que pretendem fazer
  parte do Crédito Fundiário, a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à
  Reforma Agrária – SEARA está concluindo processo de chamada pública onde irá
  contratar 17 (dezessete) profissionais das mais diferentes áreas do
  conhecimento para reforçar o quadro funcional da Unidade Técnica Estadual que
  conta hoje com 15 (quinze) profissionais. Ressalte-se que a maioria dos
  técnicos que serão contratados irá atuar em campo, ou seja, realizando
  supervisão e acompanhamento de todas as unidades produtivas do Crédito
  Fundiário no Estado.  
Realizamos
  conforme previsto no Plano de Trabalho – 7 oficinas preparatórias para
  construção do Plano Operativo Anual, e a realização da Oficina Estadual de
  Elaboração do POA-2015, estabelecendo meta de atender 500 famílias no ano de
  2015.  
A
  SEARA também licitou e já está recebendo 10 novos computadores de mesa, 10
  notebooks e 19 impressoras/máquinas copiadoras, que serão destinados à UTE
  para melhorar o atendimento e as demandas dos agricultores e agricultoras.
  Por fim, novos veículos estão sendo incorporados à frota da SEARA, através de
  processos públicos aberto à empresas de aluguel de veículos que está em fase
  final de aquisição.  | 
| 
Retomar as atividades de
  Regularização Fundiária dos 13 municípios das regiões do Mato Grande e Alto
  Oeste constante do convênio firmado entre SEARA e SRA/MDA.  | 
O
  referido Convênio celebrado entre o MDA/SRA-SEARA, para atender os 13
  municípios, está atualmente parado, em virtude de problemas em sua execução
  no ano de 2013/14, onde estamos tomando as providencias cabíveis para sanar o
  problema. Assim, estamos realizando tratativas com a SEPLAN para o repasse a
  conta do convênio, importância de R$ 165 mil reais para retomar as atividades
  de execução do Convênio celebrado entre a SEARA-MDA/SRA/MDA, no valor de R$ 2.181.943,50
  (dois milhões, cento e oitenta e um mil, novecentos e quarenta e três
  reais e cinquenta centavos). Ação de Regularização Fundiária, nos municípios
  de Jardim de Angicos, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Poço Branco e São
  Miguel do Gostoso, inseridos no Território do Mato Grande e os municípios de
  Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Paraná, Portalegre, Riacho de
  Santana e Venha-Ver inseridos no Território do Alto Oeste.  | 
| 
Ratificação de todos os
  títulos da Serra de Santana, inclusive já inserindo o registro em cartório.  | 
Estamos
  construindo uma proposta para resolver os problemas dos títulos emitidos,
  porém dependemos de recursos financeiros, como forma de suprir essa
  necessidade estaremos no próximo dia 21/05 apresentando proposta ao MDA para
  financiamento de revisões de títulos emitidos com problemas nas regiões onde
  se realizaram ações de regularização fundiária, em especial na região da Serra
  de Santana.  | 
| 
Garantir recursos de
  contrapartida e firmar convênios com o Governo Federal para realizar o
  cadastro, georreferenciamento de todos os imóveis rurais dos municípios ainda
  não regularizados e a certificação e titulação gratuita daqueles de até
  quatro módulos fiscais, incluindo custas dos registros em cartório.  | 
A
  SEARA elaborou a Proposta
  Técnica de Cadastro de Terras e Regularização Fundiária dos Territórios
  Rurais, de Identidade e Cidadania no Rio Grande do Norte (Em Versão Preliminar), atualmente em processo de
  diálogo com a CGRF/SRA/MDA, visando atender aproximadamente 90 municípios nos
  10 Territórios do Estado, orçado em aproximadamente R$ 29 milhões de reais. O
  Plano esta dirigido prioritariamente a agricultores familiares de baixa renda
  em apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Brasil e fornecer elementos
  que proporcionem segurança jurídica favorecendo o saneamento do sistema de
  Registro Público de imóveis rurais.  | 
| 
Levantamento de imóveis
  passíveis de aquisição junto a SEARA, dando prioridade e agilidade na
  tramitação dos que forem apresentados nos municípios de Jardim de Piranhas,
  Jucurutu e São Fernando, tendo em vista as desapropriações dos moradores
  atingidos pela Barragem Oiticica.  | 
É
  premissa no Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, que a
  identificação de demandas de imóveis e beneficiários sejam realizadas pelas
  entidades sindicais, assim a FETARN pode identificar e encaminhar para SEARA
  os imóveis dos referidos municípios.  
A
  SEARA se compromete em priorizar os referidos imóveis, de preferência os da
  linha CPR.  | 
| 
O Cadastro Ambiental Rural –
  CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que
  tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação
  das áreas de preservação permanente – APP; das áreas de Reserva Legal; das
  Florestas e dos Remanescentes de Vegetação Nativa; das Áreas de Uso Restrito;
  e, das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado
  pela Lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio
  Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégicos para o
  controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais
  formas de vegetação nativa do Brasil, bem como, para planejamento ambiental e
  econômico dos imóveis rurais. Diante da importância do CAR e da
  obrigatoriedade do Estado cadastrar todos os agricultores familiares
  gratuitamente, propomos que o Governo do Estado garanta os recursos
  financeiros requeridos para viabilizar a sua implantação no Estado.  | 
A
  EMATERN está capacitando seus técnicos para apoiar na elaboração do CAR;  
A
  SEMARH, IDEMA, MDA, SAPE, EMATERN, SEARA agendaram para o dia 21 de maio de
  2015, para definir a estratégia e cronograma de implementação do CAR.  
Os
  assentados do Credito Fundiário já tem acertado que 500 famílias serão
  atendidas pela EMATER e mais 1.000 pela Cooperativa Terra Livre, ambas por
  intermédio da Chamada Pública do MDA para os beneficiários do PNCF no RN.  
Para
  os demais a SEARA está procurando alternativa para atender os assentamentos
  não contemplados na chamada.  | 
| 
Recuperar e construir escolas
  estaduais no campo com projetos arquitetônicos adequados à realidade e as
  especificidades do campo, assegurando centros de inclusão digital e a
  construção de creches.  | 
Haverá
  um seminário para discutir o Plano Plurianual onde poderá ser garantido
  orçamento para as ações referentes a Educação do Campo  | 
| 
Instituição da Sub
  coordenação Estadual da Educação do Campo.  | 
A
  criação da Sub coordenação depende de uma reforma administrativa do Governo
  do Estado; A SEEC entende da importância da Sub coordenadoria.  | 
| 
Revisão do Regimento Interno
  do COGEC – Comitê Gestor Estadual de Educação do Campo.  | 
Já
  foi enviado ofício solicitando as Instituições, órgãos do governo e aos
  movimentos Sociais representantes para participar do Comitê Gestor da
  Educação do Campo; Já recebemos a indicação de algumas instituições.  | 
| 
Revisão e encaminhamento das
  Diretrizes Estaduais de Educação do Campo para o Conselho Estadual de Educação.
   | 
Foi
  inserido no Plano Estadual de Educação metas e estratégias garantindo a
  Política de Educação do Campo.  | 
| 
Definir metas e recursos
  financeiros voltados à construção de equipamentos públicos de esporte,
  cultura, lazer e sociabilidade nas áreas rurais, considerando para a sua
  instalação as demandas locais.  | 
Acolher
  para apreciação a proposta de construção de equipamentos públicos de esporte,
  cultura e lazer, em conformidade com a demanda (quantitativo) e as
  localidades (municípios e comunidades) sugeridas para serem edificadas.
  Reivindicação está a ser analisada para inclusão/incorporação a proposta
  orçamentária do Poder Executivo (Governo do Estado) para o ano de 2016.  
Devendo
  os equipamentos (sugestões) em seus quantitativos, especialidades e
  localidades a serem apresentados a SEEL ATÉ 30 DE JULHO DE 2014.  
A
  disposição do compromisso da SEEL em buscar junto ao Ministério do Esporte e
  do Desenvolvimento Agrário, convênios e recursos destinados à construção e
  instalação de equipamentos esportivos, de lazer e de cultura no meio rural do
  RN.  
No
  momento atual a SEEL dispõe para oferecer(ministrar) de imediato CURSO DE
  INICIAÇÃO ESPORTIVA GERAL, formação esta importante para valorizar e
  reconhecer o potencial e a capacidade do público do meio rural, ao tempo em
  que assegura condições de realização de eventos com qualidade técnica,
  propiciando nível elevado nas competições, contribuindo ainda para o uso
  racional e adequado dos equipamentos objetos da reivindicação, cabendo
  somente serem apresentados para a SEEL a demanda, indicando
  quantitativos(oferta de cursos) e as localidades a serem realizadas.  | 
| 
Desenvolver ações preventivas
  e educativas com vistas à redução do uso de drogas no meio rural do Estado do
  Rio Grande do Norte.  | 
No
  que se refere as ações preventivas e educativas com vistas à redução do uso
  de drogas no meio rural, a SEEL se compromete a planejar e elaborar ações na
  área do Esporte do Lazer, considerando as particularidades do meio rural, em
  especial sua população infanto-juvenil. Nesse sentido envidará esforços junto
  ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONSEC/RN,
  observando as diretrizes constantes do Plano Estadual de Atendimento
  Socioeducativo do RN (2015-2024) em ampla política de parceria ( governamental
  e não governamental) a ser construída com beneficiários e consequente
  constituição de rede de apoio em todo território potiguar, tendo por base a
  intervenção das ações de políticas públicas na área do Esporte e do Lazer.  | 
| 
Institucionalização de
  policiamento específico para o meio rural, tendo em vista combater as drogas
  nas comunidades rurais e os frequentes roubos de animais, assaltos a mão
  armada nas residências dos aposentados rurais, estupros e até latrocínios.  | 
Deliberou-se
  no sentido de fomentar uma política de conscientização no meio rural, para
  aproximar as demandas do campo às instituições policiais, fortalecendo os
  mecanismos de denúncia.  
Outro
  aspecto destacado foi o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia
  Militar nos municípios de Baraúna, Pau dos Ferros e João Câmara, com reuniões
  com as lideranças do meio rural visando prevenir e reprimir os crimes
  patrimoniais, principalmente furtos de animais, e intensificar o combate ao
  tráfico de drogas e outros delitos.  
Enfatizou-se
  a elaboração do Plano de Operações no Meio Rural, em fase de elaboração no
  âmbito da PMRN, com previsão de apresentação até o final do mês de
  junho/2015. Nele serão contempladas outras cidades e serão levados em conta
  todos os aspectos peculiares da atuação rural, além de uma integração das
  polícias civil e militar, com a realização de operações conjuntas. Já pela
  Polícia Civil, foi demonstrado que através das Delegacias Regionais e com a
  ampliação das recém criadas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) para
  o interior do Estado, há mecanismos de repressão aos crimes, desde que,
  ratifique-se, haja um comprometimento/conscientização da população rural em
  noticiar os fatos à Polícia Judiciária para que sejam abertas as respectivas
  investigações para identificar e prender os autores.  
Por
  fim, foi proposta, ainda, uma comissão composta por um representante da
  Fetarn, um Policial Militar e um Civil, para promoverem ações de
  conscientização nas comunidades rurais, especialmente visando estabelecer uma
  cultura de denúncias para um adequado planejamento das ações das instituições
  policiais; acelerar o processo de interiorização das forças de Segurança
  Pública e buscar a qualificação específica dos policiais para atuação no meio
  rural.  | 
| 
Estruturar unidades do ITEP
  nos Territórios do Alto Oeste e Seridó preferencialmente no município de Pau
  dos Ferros e Caicó, respectivamente.  | 
Em
  que pese a carência de efetivo que aflige o ITEP, especialmente no aspecto
  relacionado a sua atividade fim de perícia, identificação e medicina legal,
  foi informado pelo Diretor Geral do órgão da existência de estudo para
  implementação do ITEP na cidade de Pau dos Ferros, além de que em Caicó já há
  os serviços de Medicina Legal e Identificação.  | 
| 
Apoiar a realização do 3º
  Festival Estadual da Juventude Rural, a ser realizado em Natal/RN, no mês de
  junho de 2015, que tem por objetivo visibilizar a realidade da juventude
  rural potiguar, promover o debate e proposição em torno dos direitos e
  políticas de juventude, estimular a troca de experiências entre jovens do
  campo e valorizar vivências juvenis de esporte e cultura.  | 
Quanto
  à questão de acesso à cultura foi definido, juntamente com a Fundação José
  Augusto, a realização do Festival da Juventude Rural, previsto para Abril de
  2016. A Sejurn está em fase de elaboração do seu Plano de Ação 2015-2018 e
  estará realizando, em junho do corrente ano, o Seminário “Juventude e
  Territórios” no qual irá reunir jovens do meio urbano e rural, sendo o
  momento em que se construirá a agenda da Sejurn para o campo  | 
| 
Apoiar os encontros regionais
  da Juventude Rural para discutir sobre Sucessão Rural no Rio Grande do Norte.
   | 
Será
  criado um grupo de trabalho composto pela SEJURN e SEARA para discutir a
  pauta de sucessão rural e será instituído o Comitê Intersetorial de Sucessão
  Rural de Juventude.  | 
| 
Garantir crédito
  desburocratizado aos jovens trabalhadores (as) rurais, de forma a ampliar as
  oportunidades de geração de renda.  | 
A
  SEJURN irá articular uma ação em conjunto com a EMATER/SEARA/SAPE, junto aos
  agentes financeiros (BNB e BB) para tratar do acesso aos recursos do PRONAF
  JOVEM.  | 
| 
Criar programa voltado à
  juventude rural, para o desenvolvimento e utilização de tecnologias adequadas
  à agricultura familiar.  | 
A
  SEJURN, vai articular uma reunião com a EMPARN para tratar sobre
  transferência de tecnologias disponíveis para a agricultura familiar, com
  foco na juventude rural.  | 
| 
Estruturar a Secretaria
  Estadual de Política para as Mulheres, para efetivação das políticas de
  gênero.  | 
Está
  em andamento a proposta de reforma administrativa do Governo do Estado, a
  qual viabilizará a estruturação da SPM/RN.  
2º
  Semestre de 2015.  | 
| 
Implantar o Plano Estadual de
  Políticas para as Mulheres como forma de garantir as ações afirmativas de
  gênero.  | 
A
  4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres será realizada em
  novembro/2015, durante a qual será atualizado o Plano Estadual de Políticas
  para as Mulheres visando sua efetiva implantação. Março de 2016.  | 
| 
Implementar o Pacto estadual
  de enfrentamento e combate à violência contra as mulheres do campo, da
  floresta e das águas.  | 
Está
  agendada a vinda da coordenadora da Política de Enfrentamento à Violência
  Contra a Mulher do Campo e da Floresta para a realização do planejamento
  operacional do Fórum de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.  
Em
  29 de maio de 2015.  | 
| 
Assegurar o apoio com as
  mulheres participantes do evento denominado “Marcha das Margaridas 2015”, o
  qual já foi acenado pelo Excelentíssimo Governo, porém falta à devida
  operacionalização, que em função da brevidade tem caráter de URGÊNCIA.  | 
Governador
  assegurou a disponibilização de seis (06) ônibus para as mulheres do Rio
  Grande do Norte irem a Brasília para a Marcha das Margaridas. | 
| 
Garantir a construção e
  funcionamento em nível estadual da Casa da Mulher.  | 
Já
  está em curso o processo de cessão do terreno para construção da Casa da
  Mulher Brasileira, ao mesmo tempo em que estamos pactuando com as
  instituições o processo de viabilização dos serviços que serão ofertados na
  Casa e organizando todos os procedimentos necessários à sua implantação.  
Dezembro
  de 2016.  | 
| 
Que seja implantada uma
  Delegacia Especializada para o atendimento as mulheres por cada Território do
  RN.  | 
A
  SPM/RN buscará, junto à Secretaria
  Estadual de Segurança, a ampliação do efetivo necessário de profissionais de
  segurança para ampliação das ações das DEAM’s existentes e criação de novas
  unidades.  
A
  partir de Junho de 2015.  
A
  SESED – destacou da existência das
  Delegacias de Caicó e Mossoró no interior do estado, com projetos de
  ampliação para outras regiões com o incremento do efetivo policial civil.  | 
| 
Assegurar o devido
  funcionamento das duas unidades móveis recebidas pelo Governo do Estado,
  através da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM,
  (conquista da Marcha das Margaridas), garantindo o atendimento permanente no
  meio rural nas ações de enfrentamento a violência contra as mulheres do
  campo, da floresta e das águas.  | 
A
  SPM/RN está se articulando com algumas secretarias do estado e a SPM/PR para
  garantir a infra-estrutura necessária ao funcionamento das duas unidades
  móveis do Programa de Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres do Campo e
  da Floresta.  
Junho
  de 2015.  | 
| 
Desenvolver um programa
  voltado para a formação e reciclagem dos profissionais da segurança pública,
  no que diz respeito aos direitos igualitários e conquistas das mulheres –
  enfatizando o ciclo histórico de cultural da violência enfrentado pelas
  Mulheres.  | 
A
  SPM/RN acompanhará as capacitações realizadas pela CODIM para profissionais
  que atuam na rede de enfrentamento à violência contra a mulher. Além disso,
  está prevista a realização de capacitações de servidoras/es do estado, em
  parceria com o RN Sustentável, sobre temas relacionados a desigualdade de
  gênero.  
2º
  Semestre de 2015.  | 
| 
Garantir e ampliar o apoio as
  Mulheres em situação de violência, assegurando que todos os territórios (Alto
  Oeste, Sertão do Apodi, Assú-Mossoró, Sertão Central, Mato Grande, Potengi,
  Trairi, Agreste Litoral Sul, Terra dos Potiguaras e Seridó), tenham Delegacias
  das Mulheres devidamente estruturadas.  | 
A
  SPM/RN buscará parceria com a SETHAS para fortalecer o sistema de assistência
  social do estado, prioritariamente os CRES e CREAS, para potencializar as
  ações de enfrentamento à violência contra as mulheres nos municípios do RN.  
1º
  Semestre de 2016.  | 
| 
Criar Campanha Estadual
  permanente de divulgação da Lei Maria da Penha, envolvendo as demais
  secretarias do Estado.  | 
Está
  em fase de finalização, a elaboração de material publicitário para o
  lançamento de uma campanha estadual de enfrentamento à violência contra as
  mulheres.  
29
  de maio de 2015.  | 
| 
Aprovação e regulamentação da
  Lei Estadual de Agrotóxicos e determinação do fim da pulverização aérea com
  agrotóxicos.  | 
No
  Estado do RN, já existe a Lei Estadual de Agrotóxico, a minuta foi atualizada
  recentemente pelo IDIARN, será submetida ao CEDRUS uma proposta de Decreto
  Regulamentador e encaminhada para o Governador para análise providencias
  cabíveis.  | 
| 
Reestruturar os bancos de
  sementes crioulas, bem como trabalhar a distribuição de cultivares para
  sistemas orgânicos de produção.  | 
Para
  ampliação dos bancos de semente, os agricultores familiares devem procurar os
  escritórios locais da EMATERN, formula seu pleito até 15 de Agosto de 2015,
  para ser contemplado no programa de semente de 2016. Elaboração de projeto, a
  ser apresentado a SAF/MDA, para reestruturação de parte dos bancos de
  sementes, a partir do resgate das sementes crioulas, em parceria com
  movimentos sociais e ASA. A SAPE, EMATER e EMPARN, ficam responsáveis pela
  elaboração da proposta.  | 
Portanto essas foram as principais respostas dadas
pelo Governo do Estado, no tocante a pauta do Grito da Terra Rio Grande do
Norte 2015.
Mesmo entendendo que o novo Governador Robinson Faria
está à frente da Gestão do Estado, a pouco mais de 100 (cem) dias, cabe a nós
da FETARN em conjunto com os nossos Polos e Sindicatos, buscar mecanismos para
continuar cobrando e pedindo agilidade, já que se trata de uma pauta permanente.
Para isso, já enviamos ofício solicitando uma nova
reunião de trabalho com parte das Secretarias num primeiro momento, para o
próximo dia 10 de junho, oportunidade em que retomaremos as negociações. As
demais Secretarias deverão ser oficializadas logo após esse encontro.
Atenciosamente,
Natal, 23 de maio de 2015.
Postado por: Gilberto Silva
Assessor FETARN.
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário