quarta-feira, 20 de maio de 2015

Governo do Estado se compromete a atender reivindicações do Grito da Terra

Durante toda a manhã e início da tarde desta quarta-feira (20), mais de 1.500 agricultores e trabalhadores rurais de nove polos sindicais coordenados pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN, participaram da 17ª edição do Grito da Terra RN, realizada no Centro Administrativo de Natal.

Por volta de 12h, o governador Robinson Faria, acompanhado de secretários e assessores, compareceu a mobilização para dar respostas as reivindicações das mulheres e homens do campo.  Além de entregar um documento formalizando o compromisso de atender os principais pontos da pauta do Grito da Terra, ele afirmou em seu discurso que o governo estadual está de portas abertas aos movimentos sociais e sindicatos.

“Recebemos com todo carinho e atenção a pauta do Grito da Terra. Estou entregando um documento a FETARN formalizando o nosso compromisso com o meio rural. Entre as boas notícias que já posso divulgar agora está a retomada das obras na Estrada da Produção. Acredito que até o final do ano, o primeiro trecho, que liga São Tomé a Cerro Corá, deverá estar concluído”, afirmou.
Robinson Faria também assumiu o compromisso da contrapartida do Garantia Safra, a ativação do Comitê de Convivência com a Seca, além de um planejamento hídrico para as próximas décadas e não somente a realização de ações emergenciais. Por fim, o governador garantiu seis ônibus para a delegação de mulheres que irá participar da Marcha das Margaridas, em Brasília.

O presidente da FETARN, Manoel Cândido da Costa avaliou de forma positiva o evento. “Entregamos a pauta do Grito da Terra ao governador Robinson Faria no dia 10 de abril, durante uma reunião no auditório da Governadoria. Desde então participamos de diversas reuniões com as secretarias do Estado, INCRA, INSS e EMATER para debater as reivindicações do meio rural. Hoje recebemos um documento com respostas concretas. A ideia é dar continuidade a esse debate, analisar as respostas com a diretoria e assessores da Federação, bem como com os polos sindicais para dessa forma podermos acompanhar e cobrar a realização das ações”, disse.     
   
Sobre a pauta
Entre as principais reivindicações do meio rural estão ações emergenciais como a reativação do Comitê Estadual de Acompanhamento Permanente das Ações de Convivência com o semiárido; abastecimento de água para municípios em estado de emergência, implementação do fundo de convivência com o semiárido, construção de 8 mil cisternas de placas e 6 mil do tipo calçadão, perfuração, instalação ou recuperação de 300 poços tubulares e atendimento de 75 mil cotas do Programa Garantia Safra.

O documento solicita ainda a garantia da conclusão e do funcionamento da Central de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, recuperação de estradas imprescindíveis para o escoamento da produção, isenção fiscal de ICMS para insumos agrícolas e ração animal para os pequenos agricultores, reestruturação da assistência técnica e contratação por meio de concursos públicos de novos profissionais, regularização fundiária de 13 municípios das regiões do Mato Grande e Alto Oeste, ratificação dos títulos de propriedades da Serra de Santana, além de ações relacionadas à habitação rural, jovens e mulheres, segurança, recuperação e construção de escolas no campo, creches e centros de inclusão digital.    












Nenhum comentário:

Postar um comentário