terça-feira, 10 de março de 2015

FETARN entrega plano de ações para o o meio rural em audiência com o Governo do Estado

No início da tarde de hoje (10), o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte (Fetarn), Manoel Cândido da Costa, acompanhado de diretores e assessores da entidade, participou de um audiência com o governador, Robinson Faria, o diretor geral da Emater, César Oliveira e os secretários de Agricultura Pecuária e Pesca, Haroldo Abuana e de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, para discutir políticas públicas voltadas para o meio rural.
Na oportunidade foi entregue ao governador o plano de ação para agricultura familiar do quadriênio 2015 – 2018, uma pauta ampla elaborada através de reuniões com os 164 sindicatos de trabalhadores rurais filiados à Fetarn.
 Entre os diversos pontos abordados no documento destaque para a criação de um plano de ações de convivência permanente com o semiárido; fortalecimento do Programa Garantia Safra; conclusão da infraestrutura da Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar; recuperação e fortalecimento dos arranjos produtivos; acesso a tecnologias voltadas para o campo; conclusão das obras já aprovadas dentro do Programa Luz para Todos; ações pertinentes a reforma agrária e assuntos fundiários; segurança para o meio rural, investimento na política estadual de Educação no Campo,  apoio a previdência e assistência social; saúde do trabalhador rural e de sua família, proteção infanto-juvenil no campo, além de políticas voltadas para a juventude e mulheres trabalhadoras rurais.
Segundo o presidente da Fetarn, Manoel Cândido, é de fundamental importância a assistência técnica ao agricultor familiar para garantir uma melhor produção e sua permanência no meio rural. “Acreditamos na Emater e no atual governo para isso”, afirmou.
 O governador Robinson de Faria ratificou o compromisso em reestruturar a Central de Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, entre outros pontos da pauta. “Dependemos de recursos e muitas vezes enfrentamos uma certa burocracia, mas farei o possível para atender as principais pleitos dos agricultores e trabalhadores rurais”, afirmou.
Na oportunidade, o presidente da Fetarn convidou o governador e os secretários para participar nos dias 25 e 26 de março da reunião do Conselho Estadual da entidade que contará com a presença de representantes de todos os sindicatos do Estado e onde será entregue a pauta do Grito da Terra Estadual, evento que será realizado no mês de maio, reunindo milhares de homens e mulheres do campo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário