quinta-feira, 31 de maio de 2012

Grito da Terra Brasil 2012


ASSALARIADOS AGUARDAM RESPOSTA À PAUTA DESDE MARÇO

31/05/2012
Os assalariados e assalariadas rurais participaram da 18ª edição do Grito da Terra Brasil para somar forças aos outros trabalhadores(as) rurais e também na esperança de que o governo federal anunciasse as respostas à pauta de reivindicações da 1ª Mobilização Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais, realizada em 20 de março desse ano.

Durante a audiência com a presidenta Dilma Rousseff e os ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), na tarde desta quarta-feira (30 de maio), foi anunciado que hoje será assinada uma portaria interministerial para criar um grupo de trabalho que será responsável pela construção da Política Nacional dos Assalariados e Assalariadas Rurais. Para o secretário desta pasta na CONTAG, Antonio Lucas, “se esta política for realmente criada, outros pontos da pauta consequentemente poderão ser implementados”.
No entanto, o dirigente destaca que falta uma definição do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a qualificação dos trabalhadores rurais assalariados(as) que estão perdendo os seus postos de trabalho por conta da mecanização no campo. “Precisamos reinseri-los em outros postos de trabalho rural”, afirma Lucas.


Fonte: Imprensa CONTAG - Verônica Tozzi

IDOSOS MARCAM FORTE PRESENÇA NO GTB 2012

31/05/2012

Os idosos e idosas rurais, que dedicaram muitos anos de suas vidas para o trabalho no campo e dedicam atenção à terra até hoje, marcaram presença no 18º Grito da Terra Brasil e aumentaram o coro pelas reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais. A organização, segundo Natalino Cassaro, secretário da Terceira Idade da CONTAG, contabilizou que cerca de 30% dos presentes são idosos.

Natalino garantiu que os idosos estão cheios de energia para o GTB. “Nosso grito é muito importante, e hoje vemos que boa parte do nosso público é composto por idosos que continuam apoiando o movimento. A terceira idade está reivindicando, na pauta de reivindicações, a criação de uma Secretaria no governo voltada para esse grupo, implementação de delegacias de idosos nas cidades brasileiras, fim do crédito consignado para o idoso rural, entre outras demandas.
Com 68 anos, José Pereira da Silva veio de Orocó, município pernambucano. Ele é dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Orocó há 24 anos. Participa do Grito da Terra Brasil desde 1996 e afirma: “Essa manifestação é uma escada, pois em cada Grito a gente conquista um pouco de melhorias para o trabalhador rural. Cada passinho que a gente dá ajuda a melhorar nossa vida”.

Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

MULHERES PARTICIPAM EM PESO DO GRITO DA TERRA BRASIL 2012

31/05/2012

As mulheres mostraram sua força e voz ativa em mais uma edição do Grito da Terra Brasil. Com uma pauta de reivindicações por creches bem estruturadas no campo e nos assentamentos, crédito Apoio Mulher, Política Nacional de Agroecologia, entre outras demandas, elas marcharam na Esplanada dos Ministérios junto a milhares de trabalhadores.

Para Adeilde Oliveira Trindade, trabalhadora rural de Érico Cardoso, Bahia, é importante a participação das mulheres na manifestação. “Sem as mulheres não tem graça, elas com certeza fazem a diferença”, diz Adeilde.

“O Grito da Terra traz uma pauta ampla, e dentro dela estão todos os segmentos da CONTAG, de jovens, terceira idade e mulheres. Nós sempre colocamos as prioridades das mulheres para o diálogo neste processo, que já é bem estabelecido”, declara Carmen Foro, secretária de Mulheres da CONTAG, sobre as demandas da Secretaria inseridas na pauta do GTB.

Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

TRABALHADORES REALIZAM ATO EM FRENTE AO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

31/05/2012
Entre tantas atividades realizadas no Grito da Terra Brasil, uma foi um ato em frente ao Ministério do Planejamento. Por volta das 17h os trabalhadores e trabalhadoras rurais se reuniram com apitos e buzinas para fazer barulho e chamar a atenção do ministro, e de todas as pessoas que passavam na Esplanada dos Ministérios naquele momento, para as demandas do campo e da floresta. Este Ministério é responsável pela distribuição da renda da União para as políticas do governo, o que deve incluir investimento nos projetos ligados à agricultura familiar, reforma agrária, sustentabilidade no campo e outras demandas necessários aos trabalhadores e trabalhadoras rurais.

Atualmente, o governo economiza bilhões de reais que seriam destinados às propostas do meio rural. Por esse e outros motivos, o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) luta pela liberação deste dinheiro que é de extrema importância para o campo.

Após este ato, os manifestantes seguiram para a tenda de concentração para aguardar a resposta da presidenta às reivindicações do GTB.
Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

CÂMARA DOS DEPUTADOS RECEBE PAUTA DO GRITO DA TERRA BRASIL 2012

31/05/2012

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, recebeu nesta tarde, dia 30 de maio, uma comissão da CONTAG que entregou a pauta do Grito da Terra Brasil 2012 com as questões destinadas aos projetos da Câmara relacionados às políticas do campo.

Esta pauta possui 24 pontos relacionados à agricultura familiar, políticas para as mulheres, desapropriação de terras, entre outros. Alguns já aguardam a aprovação na Câmara.

Estiveram presentes nesta audiência o presidente da CONTAG, Alberto Broch, a secretária de Mulheres, Carmen Foro, o secretário de Políticas Sociais, José Wilson e dirigentes das Federações. Os parlamentares que apóiam o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, como Elvino Bohn Gass, Assis do Couto, Domingo Dutra e Padre Tom (todos eles do PT), além de Chico Lopes (PCdoB) e Chico Alencar (PSol), também compareceram.
Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila

Nenhum comentário:

Postar um comentário