Na tarde desta quinta-feira (19 de abril), dirigentes da CONTAG e das Federações de Trabalhadores na Agricultura de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, se reuniram com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, para apresentar reivindicações voltadas para a grave situação presente no Nordeste devido ao longo período de estiagem, que está prejudicando não só os trabalhadores e trabalhadoras rurais, mas também toda a população nordestina. Foi apresentado um documento com as solicitações mais urgentes. Os sindicalistas pediram ao ministro que aja como um interlocutor do governo nesse caso, levando estas preocupações e outras propostas necessárias para a melhoria do trabalho e vida no campo.
Na reunião, Pepe Vargas declarou que os ministérios que podem auxiliar estes estados que estão sofrendo com a seca já se reuniram com a presidenta Dilma Rousseff, e apresentaram propostas que serão avaliadas por ela. O pronunciamento da presidenta sobre as medidas a serem adotadas deve acontecer na próxima semana.
Para o secretário de Políticas Sociais da confederação, José Wilson Gonçalves, a expectativa é positiva. “Nós esperávamos dessa reunião algum anúncio do ministro. Não houve anúncio, mas o posicionamento dele nos deixa otimistas. Esperamos agora o pronunciamento da presidenta na esperança de resolver a situação da estiagem que assola o nordeste de nosso país”, afirmou. Para Adelson Freitas, secretário de Organização e Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (FETAPE), “a reunião foi positiva, pois demonstrou que o governo tem se movimentado para dar a resposta para essas questões emergenciais”, e ressaltou “o Nordeste está muito atento ao anúncio do governo sobre o enfrentamento da estiagem”.
Também participaram da audiência os diretores e diretoras da CONTAG Elenice Anastácio, Antoninho Rovaris, Rosicleia dos Santos e David Wylkerson.
| |
Fonte: Imprensa CONTAG - Gabriella Avila |
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Reunião com ministro do Desenvolvimento Agrário trata de questões emergenciais para o Nordeste
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário