quarta-feira, 14 de março de 2012

FETARN e STTR de Caraúbas realizam capacitação para agricultores familiares


Dirigentes do Sindicato e da FETARN realizaram nesta sexta-feira dia 24/02 capacitação com grupo de agricultores objetivando acessar o Programa Nacional de Credito Fundiário. Constituído de 10 (dez) famílias, o grupo almeja comprar o imóvel rural denominado de Fazenda Umari que mede aproximadamente 500 (quinhentos) hectares, localizada na região de marrecas, margeada pelo Rio Umari neste município de Caraúbas, a qual pertence ao senhor Cleto Marinho do município de Apodí.
 
Jose Maria Junior na primeira parte do processo falou sobre a origem do programa, como também sobre as demais políticas públicas fruto das lutas do Movimento Sindical, chamando a atenção para a importância da sindicalização dos agricultores, como sendo uma necessidade para o crescimento e fortalecimento da luta camponesa.
 
Obdon Fernandes, assessor de política agraria da federação, fez uma exposição sobre as normas do programa, orientando passo a passo cada etapa para o processo de aquisição, que na sua visão deve ser trabalhado através da linha CPR, dada as características do grupamento. Após responder uma serie de perguntas das famílias beneficiárias, Obdon orientou também quanto a documentação dos beneficiários compradores e do proprietário, este que iniciará pelo processo de inventário da propriedade visto que sua cônjuge é falecida.
 Entre os encaminhamentos uma visita de reconhecimento da propriedade deve acontecer nos próximos dias para a devida identificação das benfeitorias existentes, para em seguida iniciar-se o processo de negociação de valores do imóvel; posteriormente uma nova reunião deverá acontecer no STR para que de posse da documentação e de uma previa negociação, seja realizado o cadastramento da proposta.
Para os agricultores (todos da região), havendo disposição da família proprietária em negociar o imóvel pelo valor justo, praticado na região, os mesmos estão dispostos a fazer a compra e logo em seguida iniciarem suas atividades na propriedade.  

Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN
Texto Original: Blog do STTR de Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário