segunda-feira, 28 de novembro de 2011

INICIA SEMINÁRIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA


26/11/2011

A abertura política do Seminário Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) aconteceu na noite deste sábado (26/11), no Cesir, em Brasília, e contou com a presença dos secretários de Política Agrária, Willian Clementino; de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto; de Políticas Sociais, José Wilson Gonçalves; de Terceira Idade, Natalino Cassaro; de Juventude, Elenice Anastácio; e da diretora da FETAG-PI e representante do Coletivo Nacional de Política Agrária, Francisca Gilberta de Carvalho “Caçula”.

O evento, que reúne dirigentes e assessores das FETAGs e trabalhadores (as) acampados (as) e assentados (as) via Incra e PNCF, pretende discutir e aprofundar as visões sobre os diferentes modelos de desenvolvimento rural em debate atualmente na sociedade brasileira; a importância e os papéis da agricultura familiar e da Reforma Agrária neste contexto; e o conjunto de políticas públicas existentes e seus limites e potencialidades para o fortalecimento de um modelo de desenvolvimento baseado na agricultura familiar. Além disso, o papel dos movimentos sociais na construção da mudança necessária e a construção de uma agenda estratégica de ação para o movimento sindical relacionada com o tema da Reforma Agrária também serão debatidos.

Clementino disse que, neste seminário, será aprofundado o debate de construção de uma grande mobilização no próximo ano visando pressionar o governo a trazer a Reforma Agrária para o centro da sua pauta política. O dirigente refletiu também que a Reforma Agrária é uma política essencial para a sucessão rural, para que o campo permaneça com gente. “A CONTAG inaugura um momento inédito na atual conjuntura, com o apoio de toda a Diretoria Executiva, que é o diálogo com importantes movimentos sociais que lutam pela terra no Brasil”, comemorou.

O secretário Willian lembrou, ainda, que neste sábado foi realizado um ato pela paz no campo em Rondon do Pará (PA), onde o presidente da CONTAG, Alberto Broch, e a secretária de Mulheres, Carmen Foro, participaram ativamente.
Fonte: Imprensa Contag - Verônica Tozzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário