quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRUPOS DEBATEM APERFEIÇOAMENTO DA POLÍTICA AGRÍCOLA COM FOCO NA AGRICULTURA FAMILIAR



22/11/2011

Um painel sobre as Negociações do Comércio Agropecuário com Mercosul e União Europeia e os Impactos na Agricultura Familiar Brasileira foi apresentado por Letícia Mendonça, representando a Assessoria para Assuntos Internacionais e Promoção Comercial – AIPC, do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, durante a abertura das atividades do Coletivo de Política Agrícola da Contag, na manhã de hoje (22 de novembro).

Dando prosseguimento aos trabalhos, foram debatidas as estratégias do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR para o aperfeiçoamento da Política Agrícola e sua atuação na política da territorialidade, focando questões como a dinamização da metodologia de construção e negociação do Plano Safra da Agricultura Familiar; a articulação de parcerias e SISCOP (Sistema Contag de Organização da Produção); um plano para formação de lideranças do MSTTR em Política Agrícola e a organização da produção da Agricultura familiar com acesso aos mercados. Por fim, foram apontados os indicativos de ações da secretaria de Política Agrícola para a Política da Territorialidade para o ano de 2012.

As atividades do Coletivo de Política Agrícola prosseguiram na parte da tarde com apresentação das discussões dos grupos por região. O secretário de Política Agrícola da Contag, Antoninho Rovaris, explica que o coletivo é um espaço para o debate sobre as estratégias a serem implementadas face às atuais medidas e resoluções publicadas pelo Banco Central para negociação e recomposição de dívidas dos agricultores (as) familiares e outros. Segundo Rovaris, o coletivo é um instrumento estratégico para ações futuras: “Estamos pensando desde já nas orientações para que a Contag elabore sua pauta para o Grito da Terra 2012 e nos preparando para as negociações da mobilização na área da política agrícola”, analisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário