terça-feira, 4 de outubro de 2011

CONTAG PARABENIZA TODOS OS IDOSOS PELO SEU DIA


O dia 1º de outubro foi estabelecido, há quatro anos, como o Dia Nacional do Idoso. A Lei 11.433, de 28 de dezembro de 2006, foi assinada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta atualmente com mais de 21 milhões de pessoas acima de 60 anos. Esse número representa um índice superior a 10% da população brasileira.
Apesar de ser um público considerável, essas pessoas ainda enfrentam muitos problemas e desrespeitos diariamente, como a violência dentro dos seus lares e no transporte público, abandono, desvalorização de aposentadorias e pensões, além do difícil acesso ao atendimento de saúde.
Para tentar amenizar essas questões levantadas, a Secretaria Nacional da Terceira Idade da Contag está desenvolvendo um trabalho, junto às Fetags e aos Sindicatos, no sentido de sensibilizar o poder público e a sociedade quanto à importância de valorizar e dar uma maior atenção às pessoas da terceira idade e idosos. Nesse sentido, estão sendo realizados encontros e plenárias em todos os estados e a secretaria também está ocupando espaços em conselhos e comissões para propor e lutar por políticas que garantam uma vida digna e melhor para os mais velhos.
Agora, em novembro, ocorre a 3ª Conferência Nacional de Defesa dos Direitos dos Idosos e, segundo o secretário Natalino Cassaro, o movimento sindical do campo se fará presente com vários delegados e delegadas para abordar a situação da pessoa idosa no meio rural. “Afinal, cidadania não tem idade.”
Neste 1º de outubro, a Contag, através da Secretaria da Terceira Idade, parabeniza você que é idoso, você que se encaminha para ser idoso, você que respeita e considera o idoso, você que um dia será idoso e talvez encontre um mundo mais justo.
Mensagem - "Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida... velho é quem perdeu a jovialidade. Você é idoso quando sonha... você é velho quando apenas dorme. Você é idoso quando ainda aprende... você é velho quando já nem ensina. Você é idoso quando tem planos... você é velho quando só tem saudade. Para o idoso a vida se renova a cada dia que começa... para o velho a vida se acaba a cada noite que termina. Que você, quando idoso, viva uma vida longa, mas que nunca fique velho." (Autor desconhecido)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário