terça-feira, 5 de julho de 2011

Ano Internacional da Agricultura Familiar




Plenário aprovou por unanimidade o apoio para que a ONU declare o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF)

A votação aconteceu no plenário da Conferencia da FAO hoje (30), em Roma (Itália). Todos os países apoiaram a campanha para que a ONU declare 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar. A Contag é uma das entidades que apoiam a campanha no Brasil e a Coprofam na América Latina. O movimento sindical comemora mais essa conquista importante para a agricultura familiar.

Para a secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas, que também é presidenta da Coprofam, e está participando da Conferência da FAO, essa foi uma conquista significativa da agricultura familiar. “O apoio da FAO é primordial para que a ONU também endosse essa campanha”, considera.

Lunas explica que o espaço conquistado é preponderante para que a agricultura familiar tenha o ‘merecido’ destaque em nível internacional como produtora de alimentos e como um dos principais atores na luta pela segurança e soberania alimentar. “A luta pela erradicação da fome no mundo passa diretamente pela produção da agricultura familiar, por isso o ano internacional é tão importante”, afirma.

Quando o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, esteve no Brasil, em setembro do ano passado, a coordenação da Campanha pelo AIAF entregou uma carta pedindo o apoio da ONU. A decisão final será em setembro durante a reunião geral da ONU, em Nova Iorque.
 
Fonte: Agência Contag de Notícias - Suzana Campos

Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN

Nenhum comentário:

Postar um comentário