quinta-feira, 19 de maio de 2011

GTB 2011 afirma a sucessão rural, a partir do fortalecimento da institucionalidade das políticas de juventude rural

A juventude rural da Contag avalia positivamente os resultados das negociações do GTB 2011, especialmente sobre as questões da institucionalidade da política de juventude rural, no âmbito do governo Federal.

Ao longo das semanas de negociação e mobilização do GTB 2011, a juventude destacou em sua pauta, a necessidade de criar no âmbito do MDA uma instância de Coordenação e Articulação das Políticas de Juventude Rural, com vistas a consolidar ações de governo mais integradas, que promovam sucessão rural.

A Presidenta Dilma Roussef, em seu discurso, durante a audiência de encerramento do GTB 2011 (onde estiveram presentes lideranças jovens do MSTTR), comprometeu-se com a criação da Coordenação de Juventude Rural dentro do MDA, encaminhando que este ministério deverá garantir as condições para a estruturação desse espaço.

Maria Elenice Anastácio, Secretária de Jovens Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, entende que esta instância contribuirá para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude rural mais integradas e alinhadas a concepção de desenvolvimento rural Sustentável e Solidário. “Nós, da juventude da Contag, entendemos que este espaço deve estar em constante diálogo com as diferentes áreas do governo, tratando de políticas estratégicas para garantia de sucessão rural, que vão desde o acesso, pelos/as jovens, à educação do campo, à terra, à saúde, ao trabalho e renda, e, nesse sentido, está instância de coordenação, deve contribuir com o fortalecimento da política nacional juventude” afirma Elenice Anastácio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário