sexta-feira, 19 de novembro de 2010

COPROFAM VISITA EXPERIÊNCIAS NO RN






Nos dias 23 à 31 de outubro de 2010, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Norte, CONTAG e o Projeto Dom Helder Câmara _PDHC, em conjunto com representantes de 07 países da America Latina, participaram de uma etapa do curso de Capacitação e intercâmbio de experiências de Desenvolvimento Territorial na América Latina. Através do Programa Regional para reforçar os impactos das políticas e erradicação da pobreza e desnutrição infantil. A capacitação foi Financiada pelo Fundo Fundiciario Espanhol – FAO para América Latina e Caribe e tem como parceria a Confederação de Agricultores Familiares,Campesinos e Indigenas do Mercosul Ampliada – COPROFAM.
O Curso é destinado para líderes campesinos e Indígenas e tem como Objetivo ampliar e fortalecer ações sociais, estratégias de desenvolvimento rural com enfoque territorial, fortalecendo assim líderes rurais e organizações de trabalhadores (as) rurais. Tem várias formas e metodologias aplicadas, a fim de sensibilizar e ampliar o conhecimento e práticas destas populações.
O grupo era formado pelo Chile,Bolívia,Peru,Argentina,Uruguai, Paraguai, Equador e Espanha que se juntaram ao grupo brasileiro aqui representado pela a CONTAG como membro da organização COPROFAM que tem como sua Presentada a Senhora Alessandra Luna, Vice Presidenta da CONTAG. O Projeto Dom Helder Câmara – FIDA, FETARN, STRs, Escola Agrícola de Jundiaí e demais associações e ONG,s, visitaram as experiências do Território do Sertão de Apodí, que tem como Articulador a nível de RN, o Projeto Dom Helder Câmara na Pessoa de Rosane Gurgel supervisora Local e a nível Regional o Sr, Espedito Rufino.
A Gira Técnica como é chamada pelo Projeto, nada mais é que um Intercâmbio,que tem na visita a  troca de experiências que na prática esteja mudando a vida dos nossos trabalhadores e trabalhadoras rurais
Aqui no RN, estiveram em várias experiências que o Projeto Dom Helder Câmara vem desenvolvendo no sertão do Apodi, ande envolvem , Mulheres, jovens, terceira  idade e em fim todos (as) trabalhadores (as) rurais no processo de mudança de vida e de atitude, onde eles acreditam que s/ao capazes de SE e fazer a diferença nos municípios.
Foi uma experiência muito importante, porque um dos focos principais do Intercâmbio ao nosso Estado era conhecer a experiência que a FETARN tem com a Escola Agrícola de Jundiaí – UFRN, na formação de jovens, filhos e filhas de Agricultor Familiar no Curso de Técnico Agrícola com Habilitação em Agropecuária que é considerada uma das ações bem sucedidas entre a FETARN/ Escola Agrícola de Jundiaí- UFRN/e o Projeto Dom Helder Câmara –FIDA.

Fonte: Fátima Pessoa - Assessoria da FETARN
Postado Por: Paulo José


Nenhum comentário:

Postar um comentário