sábado, 2 de novembro de 2019

Projeto FETARN/Prefeitura Municipal de Guamaré promove debate e assinatura de protocolo de intenção para Consórcio do SIM



Fruto da atuação da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, através do projeto de Promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável no município de Guamaré vem em apenas dois meses promovendo vários debates, ações, capacitações e visitas de experiências exitosas na agricultura familiar pelo RN. A ação mais recente foi a reunião de sensibilização para a assinatura do protocolo de intenção para a formalização do Consórcio Intermunicipal para implantação do Sistema de Inspeção Municipal - SIM.

A reunião foi liderada pelo prefeito de Guamaré, Adriano Diógenes fruto do diálogo com a FETARN e aconteceu no último dia 30, na Câmara Municipal de Vereadores de Guamaré onde contou com a participação da prefeita de Jandaíra e também Secretários Municipais representando os municípios de Macau, Galinhos e Pedro Avelino. Também participaram da reunião representando o Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do território envolvido os diretores da FETARN, Jocelino Dantas (Secretário de Política Agrícola) e Maria Gabriela (Secretária de Mulheres), além dos presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Guamaré, Dalvina Elicarlas e Jandaíra na pessoa de seu presidente, Daniel Matias e a vice-presidenta do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pedro Avelino, Maria Josinete.

O plenária da Câmara esteve lotado de demais Secretários Municipais dos municípios envolvidos e agricultores e agricultoras familiares dos assentamentos de Guamaré.


“A união desses municípios vai tornar a economia da região mais forte e solidária, com uma redução significativa de custos para as prefeituras. Isso acontece em um momento que temos que ousar e buscar alternativas para enfrentar a crise econômica”, justificou o prefeito Adriano Diógenes, lembrando que somente nos últimos dez meses, Guamaré perdeu R$ 28 milhões em receitas, quando comparada a arrecadação do mesmo período no ano anterior.

Para o técnico da FETARN, Joseraldo do Vale, que acompanha o projeto, a iniciativa do Consórcio Intermunicipal visa também ageração de emprego e renda para esses municípios, com a compra direta da produção local e a cooperação técnica. 

Gestora de políticas públicas do Sebrae RN, Cátia Lopes elogiou a iniciativa do prefeito Adriano Diógenes e a disponibilidade dos municípios circunvizinhos em compactuar com a ideia. Representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA, Sônia Azevedo Nunes apresentou o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA).

Sobre o SIM

O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) visa a inspeção sanitária dos produtos de origem animal. Esse sistema para ser criado e implantado se torna caro para os municípios e através do Consórcio é possível os municípios compartilharem equipes e ratearem custos.

Hoje os governos estaduais e municipais muitas vezes não conseguem executar recursos em sua totalidades, a exemplo, dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) porque pela falta dos SIM não podem comprarem os produtos de origem animal limitando-se a comprar apenas os produtos de origem vegetal.







Fotos: Blog Guamaré em Dia/Joseraldo do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário