quarta-feira, 30 de março de 2016

MANIFESTO CONTRA O GOLPE

Através do seu Conselho Deliberativo, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN vem a público reafirmar o seu posicionamento político a favor da democracia, contra o golpe e em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff.
 

"Os movimentos sociais estão unidos em prol da democracia e da soberania nacional. Repudiamos a manobra política que vem sendo articulada pela elite do nosso país juntamente com partidos políticos de direita e veículos de comunicação para tirar a presidente do poder. Pelo bem do Brasil e, principalmente, pelo bem da camada mais carente da população, dos nossos trabalhadores rurais e agricultores familiares, diremos não ao impeachment. Vamos às ruas no próximo dia 31. Todos unidos em prol da democracia. Não vai ter golpe”.
 
Manoel Cândido da Costa
Presidente da Fetarn

terça-feira, 29 de março de 2016

Primeiro dia de reunião do Conselho Deliberativo da Fetarn é marcado por amplo debate sobre o atual cenário político e econômico do Brasil ‏

Durante todo o dia de hoje (29), representantes de aproximadamente 150 sindicatos de trabalhadores rurais e agricultores familiares, além de autoridades como o secretario de Reforma Agrária e Assuntos Fundiários, Raimundo Costa, o deputado estadual, Fernando Mineiro e o vereador George Câmara participaram dos debates realizados no primeiro dia do Conselho Deliberativo da Fetarn, realizado no auditório da entidade, na Cidade Alta.
“É necessário dialogarmos sobre o que vem acontecendo no Brasil e ter ciência da importância desse debate. Que as discussões de hoje nos fortaleçam e nos impulsionem na luta por nossos direitos”, afirmou o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, na abertura do evento, que teve como primeiro tema a conjuntura atual do país, com uma apresentação do vereador George Câmara.

De acordo com o vereador, a falta de unidade política maximiza a crise econômica tornando ainda mais difícil a situação do país. “Precisamos defender a democracia e os direitos sociais. Essa batalha entre a elite e o povo tem estagnado o Brasil”, afirmou.

Na sequência, o diretor da Contag, Aristides Veras fez uma apresentação sobre a expectativa em relação às eleições municipais, com base no atual cenário vivido no país e mais especificamente no Rio Grande do Norte.

“As eleições em 2016 não terão o financiamento do setor privado, o que para os movimentos sociais é uma boa notícia. Por outro lado precisaremos, mais do que nunca, valorizar os candidatos da nossa base. Não temos como prever o cenário do país em outubro, mas é preciso ter coragem, transparência e principalmente capacitar nossos representantes”, orientou o diretor da Contag. 
 
A tarde foi apresentado um painel sobre o Plano Sustentar do Sistema Contag, seguido de debate sobre a mobilização dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte para participação nas ações de massa que ocorrerão ainda em 2016 - Grito da Terra, Marcha pela Reforma Agrária e Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade.
O último debate da tarde foi sobre o posicionamento dos movimentos sociais do Rio Grande do Norte sobre a Reforma da Previdência Social, que prevê a retirada ou restrições de direitos dos Segurados Especiais. “O homem e a mulher do campo não podem perder o que conquistaram ao longo dos anos. Não aceitaremos o retrocesso de direitos”, afirmou Manoel Cândido.

 
Evento terá continuidade amanhã

Amanhã (30) pela manhã ocorrerá a apresentação e votação do balanço financeiro de 2015 da entidade e a entrega do relatório das atividades realizadas, além da apresentação e discussão sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR e sobre Representação e Representatividade – Panorama sobre a Confederação, Federações e Sindicatos de Assalariados e Assalariadas Rurais.
 

segunda-feira, 28 de março de 2016

Eleições Municipais e Reforma da Previdência estarão entre os temas debatidos pelo Conselho Deliberativo da Fetarn‏

Nesta terça (29) e quarta (30) será realizada no auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, na Cidade Alta, a primeira reunião do Conselho Deliberativo da entidade em 2016.

O evento, que terá a participação de representantes de mais de 150 sindicatos de trabalhadores rurais, autoridades locais e do diretor da Contag, Aristides Veras, irá debater, entre outros temas, as próximas eleições municipais, a mobilização para participação do Rio Grande do Norte em ações de massa que ocorrerão ao longo do ano (Grito da Terra, Marcha Nacional pela Reforma Agrária, Plenária Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Terceira Idade), além do posicionamento do MSTTR-RN sobre a Reforma da Previdência Social, que prevê a retirada ou restrições de direitos dos segurados especiais.

Durante o evento também será realizada a apresentação e votação do balanço financeiro de 2015 da entidade e a entrega do relatório das atividades realizadas no ano passado, além de debates sobre o Cadastro Ambiental Rural e Representação e Representatividade - Panorama sobre a Confederação, Federação e Sindicato de Assalariados e Assalariadas Rurais.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Fetarn participa de mobilização em prol da democracia

As 15h de hoje (18), cerca de 10 mil pessoas, a maioria filiada a entidades e movimentos sociais, entre eles, CUT, Fetarn e STTRs, participaram de uma grande mobilização em prol da democracia, contra o golpe e em defesa do governo Dilma. A concentração ocorreu no cruzamento da Bernardo Vieira com a Avenida Salgado Filho e seguiu até a Praça da Árvore, em Mirassol.
 
A mobilização no Rio Grande do Norte integra um movimento nacional liderado pela Frente Brasil Popular, organização que reúne mais de 60 entidades de todo Brasil.
Segundo Manoel Cândido da Costa, presidente da Fetarn, a manifestação representa um ato em defesa da democracia. "Os movimentos sociais estão unidos nessa ação em prol da democracia e da soberania nacional. É a voz do povo dizendo não ao golpe".

terça-feira, 15 de março de 2016

Fetarn participa de workshop sobre arranjos produtivos

A assessora da Fetarn, Silvana Patrícia participou nesta segunda-feira (14), das 9h ás 16h, do Workshop APLS - Arranjos Produtivos Locais, no auditório do Hotel Villa Oeste, em Mossoró.

O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretaria de Planejamento e Finanças e da Agricultura, Pecuária e Pesca, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte, através do planejamento estratégico dos arranjos produtivos locais nas cadeias apoiadas pelo RN Sustentável (cajucultura, fruticultura, leite e derivados, ovinicaprinocultura, e psicultura).

No mesmo dia o workshop foi realizado no município de Caicó, no Centro Dom Wagner. Hoje (15) será realizado no IFRN de Apodi e no de Currais Novos. Na quarta (16), o evento ocorre em João Câmara e Angicos e na quinta (17), em São Paulo do Potengi e Natal. Na sexta (18), em São José do Mipibu.

terça-feira, 8 de março de 2016

Fetarn participa da primeira reunião do Feciagro

O vice presidente da Fetarn, Ambrósio Lins, o secretário de Meio Ambiente, Naedson Aguiar e o assessor, Joseraldo Medeiros, estão participando na tarde desta terça-feira (8) da I Reunião do Feciagro (Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, Meio Ambiente e Sociedade). O evento está sendo realizado no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho, no bairro de Lagoa Nova, em Natal.

Moblização das Margaridas marca o 08 de março


Durante toda a manhã de hoje (8), trabalhadoras rurais e agricultoras familiares estiveram mobilizadas através dos sindicatos e da Fetarn para comemorar o dia internacional da mulher de uma forma diferente - lutando contra o retrocesso de direitos e a violência.
 
Estiveram representando a federação na ação que ocorreu no sindicato de Macaíba, o secretario de Meio Ambiente Naedson Aguiar e a secretaria da Terceira Idade, Divina Maria.
 
Nas ações realizadas pelo Polo Seridó, nas ruas de Currais Novos, participaram o diretor Francisco José, a tesoureira Elizabeth Fernandes e o secretario geral, Francisco de Assis. Já no município de Mossoró, quem esteve presente na marcha foi a secretaria de Mulheres, Antônia Silva.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Comitê Gestor visitará obras da Central de Comercialização da Agricultura Familiar

Durante a manhã de hoje (04) o secretário geral da Fetarn, Francisco de Assis Araújo e a assessora Silvana Patrícia Fernandes estiveram participando de uma reunião no auditório da Secretaria de Estado, da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - SAPE sobre a Central de Comercialização da Agricultura Familiar.
Ao final do encontro ficou definida uma visita do Comitê Gestor, do qual a Fetarn faz parte, na próxima quinta-feira, 10 de março, ás 9h30, as instalações do empreendimento que está passando por obras de reforma e recuperação desde o último dia 15 de fevereiro.

Fetarn participa de Encontro Regional Nordeste da Contag


Até o final da tarde desta sexta-feira (4), o presidente da Fetarn, Manoel Cândido da Costa, o assessor da presidência, Gilberto Silva, o secretário de Juventude, Erivam do Carmo e a tesoureira da entidade, Elizabeth Fernandes participam do Encontro da Regional Nordeste da Contag, em Recife.
O evento, iniciado na última quarta-feira (2), teve como principal objetivo discutir a Reforma da Previdência, o Grito da Terra Brasil e a Marcha pela Reforma Agrária.

terça-feira, 1 de março de 2016

Combate a violência contra a mulher será o foco do 08 de março

Entre os dias 7 e 15 de março, diversos sindicatos filiados a Federação dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Rio Grande do Norte - Fetarn estarão realizando ações em comemoração ao dia internacional da Mulher.
As atividades, já confirmadas nos municípios de Ipanguaçu (7), Mossoró (8), Poço Branco (10), Passa e Fica (12) e Carnaubais (13), além de representar um momento de confraternização para as margaridas, terão como foco principal a discussão de políticas públicas voltadas para o combate a violência contra a mulher.

STTR de Acari realiza entrega de certificados do curso de Formação Sindical


No último sábado (27), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Acari realizou a entrega dos certificados da primeira turma municipal do Curso de Formação Sindical no Rio Grande do Norte, uma ação de multiplicação criativa da ENFOC-CONTAG.

O objetivo principal do curso foi viabilizar a formação de base do MSTTR, de modo a aprimorar sua capacidade multiplicadora criativa e potencializadora da ação formativa, compreendendo e conhecendo a luta sindical.

Para isso foram socializados referenciais teóricos, políticos e ideológicos que fundamentam e alimentam os ideais e a luta sindical e popular; a reavaliação e fortalecimento da luta sindical, numa visão e prática transformadoras; o estimulo do diálogo sobre o PADRSS; o favorecimento da experimentação, sistematização e apropriação de novas metodologias pedagógicas que realimentem a prática formativa do movimento sindical, além do fortalecimento do processo formativo através da ampliação dos Grupos de GES para implementação da Política Nacional de Formação do MSTTR, bem como a promoção do debate sobre as questões de gênero e geração.

"Revisitamos e partilhamos a nossa história, viajamos no imaginário, conhecemos personagens que escreveram os primeiros passos do MSTTR no RN, e em tantos outros lugares. Ensinar e aprender a fazer fazendo, respeitando as diferenças, colorimos nossa jornada com sonhos e desejos de um mundo mais justo, onde homens e mulheres de diferentes identidades e idades se encontraram e celebraram a vida. Queremos agradecer ao presidente da FETARN, Manoel Cândido, ao Secretário Geral, Francisco de Assis, aos assessores Gilberto Silva e Paulo José, bem como a todos e todas que contribuíram de forma direta ou indireta para que esse momento acontecesse com tanto êxito.
Queremos agradecer de forma bem especial as madrinhas da turma Darione David, assessora da FETARN e Evânia Rodrigues, ambas educadoras populares que não mediram esforços para nos ajudar”, afirmaram as diretoras do sindicato, Guia e Luciana.