segunda-feira, 18 de julho de 2011

STTR´s DO RN CONSOLIDAM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DAS TRABALHADORAS RURAIS NOS TEMÁRIOS DA MARCHA DAS MARGARIDAS – 2011


Margaridas da FETARN: 2011 razões para formar as mulheres, rumo á marcha da justiça, igualdade e liberdade do Brasil para construir o Desenvolvimento Sustentável.
                  A FETARN, através de sua Secretaria Estadual de Mulheres Trabalhadoras rurais, CEMTR, STTR´s e parceiras da sociedade civil organizada, iniciam o processo de formação das trabalhadoras rurais, com a realização de seminários e oficinas que pautam os eixos temáticos da plataforma política da 4ª edição nacional da marcha das margaridas – 2011, com o objetivo de avaliar as conquistas, reafirmar e ampliar as demandas e construir novas proposições a serem apresentadas ao governo federal, em agosto de 2011. Essa etapa, também visa mobilizar as trabalhadoras rurais para participarem das conferencias ora em curso: Conferências de saúde, Conferências de segurança alimentar e Conferências de políticas para as mulheres, num diálogo com a Marcha.
                                    - Dia 08 de junho de 2011-
                A região do seridó, sediado em Caicó abre essa agenda de discussão dos temários da grande rodada de discussão que acontecerá em todos os pólos sindicais, coordenado pela FETARN, estiveram presentes as mulheres, a juventude e a terceira idade, reafirmando a necessidade de implementação de políticas publicas para o meio rural que de mais visibilidade ao trabalho das mulheres trabalhadoras rurais, enquanto trabalho produtivo, ao mesmo tempo em que apontaram algumas sugestões de ações de reestruturação dos programas já existentes de convivência com o semiárido, as quais serão adendadas á pauta nacional, que será entregue á Presidenta DILMA em agosto.
            Na visão das dirigentes presentes de 18 STTR´s do Seridó: ”A autonomia econômica das trabalhadoras rurais, vem em primeiro lugar é urgente as mulheres compreenderem a importância da luta pelo acesso á terra e pela preservação da natureza.”

                                                                    - Dia 10 de junho -
 No pólo médio oeste, sediado em Caraubas, o momento foi oportuno para fazer o lançamento Municipal da Marcha das margaridas – 2011 - 4ª edição, a presença das parceiras locais: ATOS, MMM, a Prefeitura, CRAS, Secretarias de Agricultura, Ação social e outras, fizeram falas de continuidade aos apoios á ação das mulheres trabalhadoras rurais.
Estiveram presentes: os STTR´s de Felipe Guerra, Umarizal, Campo Grande, Upanema, Governador Dix – Sept – Rosado, Olho D’água dos Borges e Caraubas. As expectativas externadas por todas as CMMTR e mulheres representantes dos STTR´s foram positivas e o sentimento de estarem unidas mais uma vez construindo a marcha.
O coordenador do pólo sindical: Júnior concedeu entrevista á rádio local, divulgando e fortalecendo as mulheres ali presentes. “As proposições que as mulheres pontuaram, serão encaminhadas in tempo para contribuir com a pauta nacional, em Brasília, bem como trabalhadas nas conferencias: de saúde, segurança alimentar e de políticas para as mulheres, aqui no Estado e nos municípios”.
Para Ilma Maria, ”é com muita motivação, alegria, garra e muito trabalho que as 22 mulheres de caraubas estão se organizando para participar e representar nesta 4ª marcha”.

                                                    - Dia 15 de junho de 2011 –
A FETARN reuniu as trabalhadoras rurais da grande Natal, juntamente com mulheres urbanas organizadas no Fórum de Mulheres, Liga Brasileira de Lésbicas, AMB e outras, para apresentar e discutir sobre a plataforma política da 4ª edição da MARCHA DAS MARGARIDAS – 2011.
No acolhimento ás mulheres, Ambrósio Lins, presidente da FETARN, falou que: a Igualdade enquanto processo de discussão iniciado no MSTTR, é uma iniciativa das mulheres a partir do GTB.
Mãe de MAISLA: ”vivo em busca de punição para agressor – luta contra a pedofilia e todas as formas de violência (políticas de punição) e com certeza, a marcha é mais um espaço de denúncia e de luta que nos acolhe e nos conforta”.
Goretti: “Parabenizo o Fórum de mulheres e a FETARN pela prioridade de construir conjuntamente, essa marcha (são 12 anos da marcha, de luta, de conquistas e de desafios) que em 2011, possamos gritar num só eco: 100 mil razões para marchar pelo Brasil! por uma sociedade livre! sem explosão do meio ambiente, que possamos construir mais uma plataforma de luta coletiva.”
Toinha: “Nós que fazemos o campo, é um exercício de solidariedade na luta pela justiça social, a marcha das margaridas ganhou uma grande dimensão, reconhecida pelos países do MERCOSUL, enquanto uma ação da América latina”
Na oportunidade foi realizado um estudo propositivo, optando por 03 eixos temários do caderno da marcha: I Biodiversidade e democratização dos recursos ambientais; Educação não sexista, sexualidade e violência; Saúde e direitos reprodutivos, para iniciar e integrar um grande ensaio preparatório ás conferências de políticas para as mulheres, Saúde, Segurança soberania alimentar e nutricional que ora se aproximam e as mulheres urbanas e rurais precisam integrar esse debate na perspectiva de garantir participação qualificada para intervenção no processo.
Esse processo foi considerado riquíssimo na avaliação de todas as mulheres presentes, pois a além de revisitar os temas da plataforma política, mobiliza e provoca incidência para a participação das mesmas nas conferencias, enquanto processo de reivindicação e monitoramento das pautas estaduais e municipais.
   


                      Integração de mulheres urbanas e rurais, na plataforma da marcha.
                                                       - Dia 16 de junho de 2011 –
As mulheres rurais do Pólo sindical da região central se reuniram na sede do STTR DE LAJES, a discussão central foi o lema, trazendo á compreensão das participantes para o desenvolvimento sustentável em interfaces com as questões relacionadas á biodiversidade, acesso á terra, meio ambiente, produção agro ecológica, a segurança alimentar enquanto essência ao desenvolvimento humano. A saúde revelou através de diversas falas, abordou histórias de casos de violência doméstica bem como, o aborto que na perspectiva das mulheres, ainda é tratado de forma antiética e desumana.   

                                                            - Dia 17 de junho de 2011 -
A FETARN e as Trabalhadoras Rurais de Mossoró e Baraúnas através da comissão de mulheres do STTL de Mossoró, realizaram uma grande plenária para discutir os temas da Marcha das margaridas 2011 com a participação de todas as representantes dos assentamentos e comunidades rurais. A dinâmica de trabalho teve como foco planejar atividades a ser realizada em prol da mobilidade das mulheres para participarem da 4ª edição nacional da MARCHA DAS MARGARIDAS 2011, preparação prévia para as conferencias: de SAUDE, SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E POLITICAS PARA AS MULHERES. 
As dirigentes sindicais presentes, avaliaram de suma importância o evento para o fortalecimento das trabalhadoras rurais neste novo contexto de transformações sociais, afirmando a participação no processo de construção de um novo Brasil, onde as mulheres possam ter mais autonomia e liberdade.


Postado Por: Antonia Lúcia Flávia - Assessoria da FETARN     

Nenhum comentário:

Postar um comentário