domingo, 18 de dezembro de 2011

Feira da Agricultura Familiar de Macaiba


O Movimento Sindical alerta...

Nos dias atuais existe relação intrínseca entre a pequena agricultura e a saúde dos consumidores. Os métodos de cultivo afetam a qualidade do solo e este o equilíbrio da planta e finalmente a planta interfere na qualidade de vida das pessoas e dos animais que dela se alimentam
Os alimentos convencionais consumidos “in natura” apresentam frequentemente contaminação por agrotóxicos e adubos químicos de síntese, os de origem animal são produzidos com uso intensivo de hormônios, vacinas e antibióticos além dos biocidas.
Vale lembrar que a saúde só será preservada se consumirmos alimentos sadios, isentos de qualquer tipo de contaminantes químicos.
Para que possamos obter estes alimentos puros e saudáveis, necessitamos consumir produtos de natureza orgânica, especialmente produzidos em pequena escala, como no caso da agricultura familiar que é responsável pela maior parte dos alimentos produzidos no país. Sabemos que hoje 90 % da produção orgânica do Brasil são provenientes da agricultura familiar.
Baseado nestes princípios, recentemente o município de Macaíba vem contando com uma importante opção de compras diferenciada. Trata-se da nova modalidade de comercialização local, realizada através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Macaíba em parceria com a FETARN, Secretaria Municipal de Agricultura e Prefeitura da cidade do Natal.
A “Feirinha de Produtos Rurais e Artesanais” denominação dada pelos organizadores, possibilita a opção da aquisição de produtos 100% orgânicos, com uma excelente variedade de frutas, verduras, polpas, grãos, mel, artesanatos, etc.
Sempre realizada aos sábados, a feirinha já teve a sua segunda edição, que contou com a aprovação do público local e das imediações do município, que já frequentam na busca dos produtos mais saudáveis.



Fonte: Gilberto Silva – Assessor FETARN 

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sindicato de Jandaíra Realiza Primeiro Natal Da 3ª Idade na comunidade de Tubibal


Neste sábado, dia 03, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra e a Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais na Agricultura Familiar de Tubibal, realizaram o Primeiro Natal da 3ª Idade da Comunidade de Tubibal. A atividade teve a coordenação da Comissão da Terceira Idade do Sindicato a qual é coordenada por Daniel Matias de Souza.

Estiveram presentes no evento o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas, o Coordenador da Terceira Idade Daniel Matias, o Primeiro Tesoureiro do Sindicato João Batista Félix, a Coordenadora e Secretária de Organização Sindical Francisca Cilene, o Secretário Municipal de Agricultura Livanildo Oliveira e o Presidente da Associação e membro da Comissão da Terceira Idade do Sindicato Francisco Antonio Gomes.

Na abertura o Presidente do Sindicato Jocelino Dantas ressaltou que alem de um dia festivo para a terceira idade daquela comunidade, aquele momento para o Sindicato representava a continuidade de um trabalho e uma forma de começar um debate com o poder publico local da necessidade de fortalecer a politica municipal do Idoso e especialmente fazer com ela chegasse de fato em comunidades como Tubibal e não apenas ficar só na sede do município.

A Atividade iniciou com a apresentação de Livanildo Oliveira apresentando seus cordéis inscrito a voz de violão e continuou até as 22 horas com tom do Sanfoneiro Tradicional de Jandaíra "Nenen Sanfoneiro". E ainda saiu Premiação para os dois casais mais destacado no salão, onde tivemos como vencedores, em primeiro lugar Maria Cicera de 92 anos ao lado de uns de seus Netos e o segundo colocado os anfitriões da Festa Francisco Antonio Gomes e dona Mananô.



Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN

MOVIMENTOS SOCIAIS COMEMORAM PORTARIA DE PUBLICAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE INTEGRAL




CONTAG, Movimento dos Sem Terra - MST e Movimento de Mulheres Camponesas – MMC, além de demais representantes de movimentos sociais comemoraram, num clima de muita descontração e embalados por música e poesia, na manhã dessa quinta (02 de dezembro), na Tenda Paulo Freire, no Centro de Convenções de Brasília, a assinatura pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha, da portaria de publicação da  Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta.
 
Foram cinco anos de construção e de muita pressão dos movimentos sociais e, mais especificamente, das mobilizações Grito da Terra Brasil e Marcha das Margaridas, ambas realizadas pela Contag em 2011, para que essa política fosse implementada . “Lutamos pela garantia, ampliação e fortalecimento dos povos do campo a todas as ações e serviços de saúde”, registra José Wilson, secretário de Políticas Sociais da Contag. “Confiamos agora que os governos municipal, estadual e federal se unam na implementação dessa política”.
 
Na ocasião o ministro também anunciou 64 Unidades Básicas de Saúde Fluvial para as populações de área ribeirinha, a serem entregues até o ano de 2014, 100 Unidades Odontológicas Móveis para as populações atendidas pelo Programa Brasil Sem Miséria, além de recursos para implantação da Rede de Cuidados com a Saúde Mental e reajuste nos valores de repasse aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS. “Nos últimos anos testemunhamos a luta da sociedade civil para que as ações de saúde do governo fossem menos fragmentadas. A política de saúde, que antes dependia da visão de cada gestão, transforma-se hoje numa diretriz nacional do SUS (Sistema Único de Saúde)”, lembra Padilha. Ou seja, a partir de agora todo gestor terá a obrigatoriedade de executar a política de saúde e os movimentos sociais vão poder monitorar a aplicação dessa política.
 
“Tudo isso só foi possível graças à ação coordenada dos movimentos sociais, aliada a um governo comprometido e à equipe do ministério, que se articulou internamente”, analisa José Wilson, referindo-se à Secretaria de Gestão Participativa - SEGEP cujo papel, segundo ele, foi fundamental.
 
Para Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, esse é um momento de fortalecimento das políticas de setores importantes da sociedade (referindo-se às populações do campo e da floresta). “A melhoria no acesso dessas populações às políticas de saúde deve ser priorizada, pois buscamos a integralidade do SUS. E a Contag foi peça importante nesse processo, negociando de forma intensa as demandas desses povos”, argumenta.
 
Delegados e delegadas sindicais de várias Federações de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - FETAGs estiveram presentes, representando o Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais - MSTTR: Pará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso.
 
 



sábado, 3 de dezembro de 2011

STTR´S DO POLO CENTRAL E FETARN discutem habitação rural junto com a CAIXA ECONOMICA FEDERAL


ONTEM PELA MANHÃ, OUVE A REUNIÃO DO POLO SINDICAL DA REGIÃO CENTRAL DA FETARN, NO STTR DE ANGICOS/RN, ESTIVERAM PRESENTES OS STTRs QUE COMPOE O POLO, A FETARN E A CAIXA ECONOMICA.
O PONTO QUE FOI DISCUTIDO, FOI O PNHR, O OS REPRESENTANTES DA CAIXA ECONOMICA FIZERAM UMA APRESENTAÇÃO NO DATA SHOW, EXPLICANDO O QUE MODIFICOU O PROGRAMA, O QUE AUMENTOU NAS CONSTRUÇÕES DAS CASAS E TAMBEM DAS REFORMAS DAS CASAS.

FOI MUITO DEBATIDO SOBRE ESSE ASSUNTO, ENTRE A CAIXA, A FETARN E OS STTRs, ONDE OS STTRs COBRARAM MUITO DA CAIXA ECONOMICA E FALARAM QUE É PRECISO MUITO QUE A CAIXA, A FETARN E OS STTRs CONTINUE JUNTO NESSA BATALHA, PORQUE DESDE DE 2009 QUE ESSE PROGRAMA EXISTE E AINDA NÃO FOI FEITO NA PRATICA. E QUE 2012 SEJE DIFERENTE FAZENDO COM QUE ESSE PROGRAMA VA PARA A PRATICA.
 

ATT,
ALMIR MEDEIROS
COORDENADOR DO POLO CENTRAL DA FETARN

Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012

Click na imagem para visualizar o documento 
TrabacordoI

Postado por: Joseraldo Medeiros do Vale - Assessoria da FETARN